[weglot_switcher]

Regiões de turismo do Centro e do Porto e Norte reforçam cooperação com Castela e Leão

Entre os produtos turísticos conjuntos mais relevantes destas regiões destacam-se o enoturismo, gastronomia e vinhos, os lugares Património Mundial da UNESCO, o turismo cultural e religioso e as ‘Rotas Napoleónicas’.
  • Viseu
24 Julho 2020, 18h32

As regiões de turismo do Centro de Portugal e do Porto e Norte vão reforçar a cooperação transfronteiriça com as regiões congéneres espanhyolas de Castela e Leão para fazer face à pandemia, na sequência de uma reunião entre as várias entidades, que decorreu hoje, dia 24 de julho.

Outro dos asuntos em cima da mesa foi a realização da próxima Cimeira Ibérica, prevista para a Guarda, em outubro.

“O Turismo Centro de Portugal e as entidades congéneres das regiões vizinhas de Castela e Leão e Porto e Norte acordaram hoje, numa reunião, uma série de iniciativas tendentes a fazer face à situação provocada pela atual pandemia”, anuncia um comunicado, acrescentando que “as iniciativas passam pelo reforço da cooperação transfronteiriça em produtos turísticos comuns às regiões, nomeadamente através de uma estruturação, promoção e valorização turística conjunta”.

De acordo com este documento, “entre os produtos turísticos conjuntos mais relevantes destacam-se o enoturismo, gastronomia e vinhos, os lugares Património Mundial da UNESCO, o turismo cultural e religioso e as ‘Rotas Napoleónicas'”.

“Na reunião, foi dado um ênfase especial aos ‘Caminhos de Santiago’, uma vez que está em curso o processo de certificação dos itinerários. Foi enaltecido o facto de o caminho português ser o que mais tem crescido entre todos os caminhos. Também as ‘Rotas dos Vinhos’, que juntam as três regiões, mereceram atenção redobrada”, adianta o referido comunicado.

A Região de Turismo do Centro de Portugal esclarece que esta reunião decorreu através de uma plataforma ‘online’ e juntou responsáveis das áreas do turismo das regiões Centro de Portugal, Porto e Norte de Portugal e Castela e Leão, além das CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional) do Centro e do Norte, entre outras instituições.

“A 31.ª Cimeira Ibérica, que vai realizar-se em outubro, na cidade da Guarda, foi outro tema relevante da conversa de hoje. Os participantes sublinharam a necessidade de se preparar uma agenda comum a nível do turismo, enquanto elemento aglutinador em domínios como a mobilidade e acessibilidade, a digitalização, inovação e eficiência energética, a sustentabilidade e economia circular, a coesão territorial e competitividade e a formação e qualificação da oferta e ativos”, assinala o mesmo documento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.