[weglot_switcher]

Regiões Ultraperiféricas debatidas em Bruxelas

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas vai estar em representação da Madeira. Neste encontro vai ser apresentada a proposta da comissão europeia para as Regiões Ultraperiféricas.
27 Junho 2018, 10h19

As Regiões Ultraperiféricas (RUP) vão estar no centro do debate a partir desta quarta-feira em Bruxelas. O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, vai estar em representação da Madeira em várias iniciativas em que se inclui um encontro com Karl-Heinz Lambertz, presidente do Comité Europeu das Regiões e ainda uma exposição por parte de Marc Lemaître, director-geral da DG REGIO que vai apresentar a proposta da Comissão Europeia para as RUP após 2020.

A visita a Bruxelas vai servir para uma primeira reacção política às propostas legislativas da Comissão Europeia referentes ao Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e ainda aos projectos sectoriais das diferentes políticas europeias.

Esta quarta-feira está em evidência o encontro da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (CP RUP), presidido por Canárias, que conta com a presença de Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu.

Até quinta-feira serão promovidos debates com todos os representantes das RUP. Este encontro, em Bruxelas, surge numa altura em que se prevê cortes a nível das políticas de coesão e agrícola comum que podem afectar as verbas comunitárias que se destinam à Madeira.

De recordar que mais recentemente que realizaram as Jornadas Atlânticas, que ocorreram nos Açores, e que reuniu para além do anfitrião a Madeira, Canárias, Cabo Verde, onde ficou assinalada a falta de ambição da proposta da Comissão Europeia referente aos fundos comunitários.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.