Regiões Ultraperiféricas debatidas em Bruxelas

O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas vai estar em representação da Madeira. Neste encontro vai ser apresentada a proposta da comissão europeia para as Regiões Ultraperiféricas.

As Regiões Ultraperiféricas (RUP) vão estar no centro do debate a partir desta quarta-feira em Bruxelas. O secretário regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Amílcar Gonçalves, vai estar em representação da Madeira em várias iniciativas em que se inclui um encontro com Karl-Heinz Lambertz, presidente do Comité Europeu das Regiões e ainda uma exposição por parte de Marc Lemaître, director-geral da DG REGIO que vai apresentar a proposta da Comissão Europeia para as RUP após 2020.

A visita a Bruxelas vai servir para uma primeira reacção política às propostas legislativas da Comissão Europeia referentes ao Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e ainda aos projectos sectoriais das diferentes políticas europeias.

Esta quarta-feira está em evidência o encontro da Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (CP RUP), presidido por Canárias, que conta com a presença de Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu.

Até quinta-feira serão promovidos debates com todos os representantes das RUP. Este encontro, em Bruxelas, surge numa altura em que se prevê cortes a nível das políticas de coesão e agrícola comum que podem afectar as verbas comunitárias que se destinam à Madeira.

De recordar que mais recentemente que realizaram as Jornadas Atlânticas, que ocorreram nos Açores, e que reuniu para além do anfitrião a Madeira, Canárias, Cabo Verde, onde ficou assinalada a falta de ambição da proposta da Comissão Europeia referente aos fundos comunitários.

 

Relacionadas

Jornadas Parlamentares Atlânticas reforça “falta de ambição” da proposta da Comissão Europeia sobre fundos comunitários

A declaração dos Açores, que foi aprovada por unanimidade, destacou ainda a necessidade de se fortalecer a cooperação entre as Regiões Atlânticas de modo a se cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável traçados pelas Nações Unidas.

Macaronésia alerta para perigo do projeto europeu e “quebra de solidariedade”

Os parlamentos das regiões da Macaronésia (Cabo Verde, Madeira, Açores e Canárias) alertaram “para os inúmeros desafios e perigos que o projecto europeu enfrenta”, a par da “quebra de solidariedade” entre os Estados-membros e “falta de ambição e visão de futuro”.
Recomendadas

CDU reivindica defesa da Praia Formosa da gula dos lobbys económicos

O partido salienta que na Praia Formosa está “bem patente a contínua proteção e cedência”, por parte da Câmara Municipal do Funchal, aos “interesses” e “lobbys” económicos que “colocam em causa este espaço público e de acesso gratuito” à população da Região Autónoma da Madeira.

PS acusa secretário da Educação de fugir a explicações sobre denúncias de discriminação e escravatura na Escola Hoteleira

As denúncias foram feitas por alunos de São Tomé e Príncipe. O PS Madeira considera que a situação “não se resolve com a vinda do corpo diretivo da escola a público desmentir as queixas feitas pelos estudantes”. Os socialistas dizem que a situação é “extremamente grave” e já “mereceu inclusivamente uma tomada de posição” por parte do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe. “Portanto, o Governo Regional não se pode escusar a dar as explicações necessárias e a intervir com a maior urgência possível”, acrescenta o partido.

Dupladp distinguida nos Prémio Letra España

A empresa foi distinguida na categoria de melhor ação publicitária em grande formato e como melhor aplicação de imagem na cobertura de um evento, e de Diversos.
Comentários