Regulador suspende negociações da dona do Minipreço

A decisão surge um dia depois de o Dia, empresa na qual o russo Mikhail Fridman detém uma participação de 29%, ter registado uma subida de 22% no índice espanhol IBEX 35.

A Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV) decidiu esta sexta-feira suspender temporariamente as negociações do grupo Dia numa altura em que a Distribuidora Internacional de Alimentación se vê a braços com o refinanciamento da dívida com os credores.

Em comunicado, o regulador dos mercados espanhol explica que a suspensão tem “efeitos imediatos” e enumera os mercados que abrange: na bolsa de valores, CAPI OTF e MEFF. A decisão surge um dia depois de a empresa liderada por Antonio Coto Gutierrez – e na qual o russo Mikhail Fridman detém uma participação de 29% – ter registado uma subida de 22% no índice espanhol IBEX 35.

Segundo o jornal espanhol “El Economista”, o refinanciamento que a dona dos supermercados Mini Preço está a acordar com a banca implicaria receber 200 milhões de euros antes do final do 2018, o que lhe permitiria obter a liquidez necessária.

Este grupo de retalho DIA reduziu os seus lucros líquidos para o ano fiscal de 2017 de 110 milhões de euros para 90 milhões de euros, após um ajuste de 20 milhões de euros correspondentes em grande parte às estimativas demasiado otimistas em relação aos descontos comerciais a serem recebidos de fornecedores.

A cadeia de supermercados decidiu também reduzir o efeito do património líquido negativo de 70 milhões de euros para aproximadamente 56 milhões de euros, atribuível em grande parte ao negócio na Península Ibérica. O efeito no resultado do exercício de 2017, no montante de 20 milhões de euros, refletiu-se também sobre as reservas (36 milhões de euros), num montante de 18 milhões de euros (24 milhões de euros antes do efeito fiscal) correspondentes a faturas pendentes de fornecedores.

Recomendadas

ALDI abre duas novas lojas em Vila Nova de Famalicão e na Lourinhã

O retalhista informa ainda sobre a oferta de um vale de cinco euros em loja ao longo da próxima quarta-feira, bem como uma planta de boas-vindas e saldos de abertura.

Uber Eats vai receber pedidos por voz na aplicação

“Queremos que as pessoas entrem na nossa aplicação durante todo o dia para vários produtos, ter serviço de canal de vendas para os parceiros e ser uma ferramenta de publicidade para eles”, disse o diretor da empresa ao JE.

Fundo dos CTT participa em investimento de 5,2 milhões da startup luso-americana Habit

O fundo de 5 milhões de euros TechTree, lançado pelo operador postal, investiu na ronda da Habit, depois de ter apostado nas empresas Kit-AR e na Sensefinity, ligadas à Realidade Aumentada e sensorização logística.
Comentários