[weglot_switcher]

Bancos do Reino Unido vão investigar 70 milhões de contas bancárias em busca de imigrantes ilegais

A partir de janeiro, 70 milhões de contas bancárias vão ser revistas.
  • Alessia Pierdomenico/Reuters
22 Setembro 2017, 11h29

Enquanto a Europa espera o discurso de Theresa May em Florença, o diário britânico The Guardian está nas bancas com a notícia de que vão haver revisões em 70 milhões de contas bancárias no Reino Unido. A partir do próximo mês de janeiro, os bancos e as empresas de construção vão ter de revistar milhões de contas para procurarem imigrantes ilegais no país.

Ao que apurou o matutino, o governo de Londres pretende identificar seis mil indivíduos que correm o risco de serem deportados, como aqueles que estão com os vistos sem validade (ou não os têm), delinquentes estrangeiros e requerentes de asilo sem autorização para viver no Reino Unido.

O Ministério do Interior britânico defende que as avaliações às contas devem ser realizadas de três em três meses. Apesar de ainda não estar em vigor e de as instituições bancárias terem sido avisadas para alertar os clientes e incentivá-los a informar o executivo se detetarem erros na revisão de que forem alvo, a medida já a gerar críticas.

O diretor executivo do Conselho Conjunto para o Bem-Estar dos Imigrantes, Satbir Singh, disse ao jornal que o “ próprio registo do governo mostra que não é fiável, nem mesmo quando se implementar o sistema corretamente”. “ O estado da imigração é muito complexo e o Ministério do Interior transmite, de forma consistente, informações e orientações incorrectas”, refere o responsável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.