[weglot_switcher]

Reino Unido regista primeira morte pela variante Ómicron

Esta foi a primeira morte confirmada publicamente em todo o mundo associada à mais recente variante.
  • Londres, Reino Unido
13 Dezembro 2021, 15h52

Pelo menos uma pessoa morreu no Reino Unido após contrair a variante da Covid-19 Ómicron, segundo revelou o primeiro -ministro Boris Johnson esta segunda-feira, 13 de dezembro, citado pela “Reuters”.

“Infelizmente, pelo menos um paciente que tinha contraído a Ómicron foi confirmado morto”, disse Johnson aos jornalistas a partir de um centro de vacinação em Londres.

Esta foi a primeira morte confirmada publicamente em todo o mundo devido à rápida disseminação da mais recente variante. O Reino Unido não deu detalhes sobre a morte ou se o paciente tinha sido vacinado ou tinha problemas de saúde.

Desde que os primeiros casos da Ómicron foram detetados a 27 de novembro no Reino Unido, Boris Johnson impôs restrições mais duras e no domingo advertiu que a variante poderia superar as defesas imunológicas dos inoculados com duas doses da vacina.

Já podem ter ocorrido mortes pela Ómicron em outros países, mas nenhuma foi publicamente confirmada fora do Reino Unido. A variante já responde por cerca de 40% das infeções na capital Londres, explicou Boris Johnson.

“A ideia de que esta é de alguma forma uma versão mais branda do vírus, acho que é algo que precisamos colocar de lado, e apenas reconhecer o simples ritmo com que se propaga pela população”, referiu o primeiro-ministro britânico.

Antes de a morte ser anunciada, o Reino Unido apontou que dez pessoas foram hospitalizadas com a variante Ómicron em várias partes de Inglaterra. A idade variou de 18 a 85 anos e a maioria recebeu duas doses da vacina contra a Covid-19.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.