[weglot_switcher]

Remessas mundiais de computadores pessoais recuaram 1,4% no primeiro trimestre

Ásia/Pacífico e os EUA registaram um declínio nas remessas, enquanto outras regiões tiveram um crescimento mínimo, embora não suficiente para impulsionar o crescimento geral da indústria de PC.
12 Abril 2018, 09h34

As remessas mundiais de computadores pessoais registaram um declínio de 1,4% no primeiro trimestre deste ano, quando comparado com igual período de 2017, totalizando 61,7 milhões de unidades, de acordo com resultados preliminares de um estudo divulgado pela consultora Gartner.

Ásia/Pacífico e os EUA registaram um declínio nas remessas, enquanto outras regiões tiveram um crescimento mínimo, embora não suficiente para impulsionar o crescimento geral da indústria de computadores pessoais (PC).

No primeiro trimestre de 2018, as remessas de PC na Ásia/Pacífico caíram 3,9%, enquanto os envios nos EUA caíram 2,9%.

“O principal contribuinte para o declínio veio da China, onde os embarques unitários caíram 5,7%”, disse Mikako Kitagawa, principal analista do Gartner.

Algumas empresas estatais e grandes empresas chinesas adiaram novas aquisições ou atualizações, aguardando novas políticas e reatribuições de funcionários após a sessão do Congresso Nacional do Povo no início de março.

“No primeiro trimestre de 2018, registaram-se algumas mercadorias acumuladas ainda do quarto trimestre de 2017”, segundo Kitagawa.

“Ao mesmo tempo, os fornecedores foram cautelosos com o excesso de estoque devido ao lançamento dos novos modelos no segundo trimestre de 2018 com os novos processadores de oitava geração da Intel”, acrescentou o analista.

Os três principais fornecedores — HP, Lenovo e Dell — responderam por 56,9% dos embarques mundiais de PC no primeiro trimestre de 2018, em comparação com 54,5% das remessas no primeiro trimestre de 2017. A Dell registou a taxa de crescimento mais forte entre os seis principais fornecedores do mundo, já que as suas remessas aumentaram 6,5%.

Por sua vez, as remessas mundiais de PC da HP aumentaram 2,8% no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado. Na EMEA (Europa, Médio Oriente e África), a HP registou um crescimento de dois dígitos em desktops e portáteis; o que contrasta com um pequeno declínio noutras regiões. A HP foi afetada negativamente pelo declínio da procura nos EUA, que geralmente responde por um terço das remessas totais.

As remessas globais de computadores pessoais da Lenovo permaneceram estáveis ​​no primeiro trimestre de 2018. A Lenovo alcançou um crescimento de 6% na EMEA e um crescimento de dois dígitos na América Latina. No entanto, na Ásia/Pacífico (o seu maior mercado), as remessas de PC caíram 4%.

Após vendas recorde para produtos de consumo e jogos no quarto trimestre de 2017, a Dell continuou a apresentar um bom desempenho no primeiro trimestre de 2018. Com um aumento de dois dígitos na região EMEA, América do Norte e América Latina, a Dell cresceu em todas as regiões, exceto na Ásia/Pacífico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.