Remuneração média na Madeira sobe 1,9% para os 1.198 euros

O setor da “eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio” foi a que apresentou a remuneração bruta total mensal média mais alta, com 3.047 euros.

A remuneração média mensal ficou em 1.198 euros, no primeiro trimestre, uma subida de 1,9%, face ao período homólogo, de acordo com os dados da Direção Regional de Estatística (DREM).

A remuneração bruta total mensal média na região foi inferior em 60 euros comparada com a do país, uma quebra de 4,8%.

“A remuneração regular e a remuneração base subiram 1,1% e 0,9%, atingindo, respetivamente, 1.099 e 1.054 Euros. Em termos reais, isto é, descontando a inflação neste período, medida pela variação do Índice de Preços do Consumidor da região, as remunerações médias total, base e regular por trabalhador diminuíram 1,9%, 2,7% e 2,9%, respetivamente. Estes resultados compreendem 94,0 milhares de postos de trabalho, correspondentes a beneficiários da Segurança Social e a subscritores da Caixa Geral de Aposentações”, diz a DREM.

Face ao ano anterior os maiores aumentos na remuneração total foram nas “atividades financeiras e de seguros” (24%); nas empresas de 1 a 4 trabalhadores (6,5%); no setor privado (3,4%), nas empresas de “indústria transformadora de média tecnologia” (5,7%); e nas empresas de “serviços financeiros com forte intensidade de conhecimento (24,0%).

Nas administrações públicas a subida foi de 1,1%.

Verificaram-se quebras nas atividades da “captação, tratamento e distribuição de água; saneamento, gestão de resíduos e despoluição” (-2,6%), nas empresas de 50 a 99 trabalhadores (-5,7%), e nos “serviços de mercado com forte intensidade de conhecimento” (-0,6%).

O setor da “eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio” foi a que apresentou a remuneração bruta total mensal média mais alta, com 3.047 euros.

“As empresas do escalão com 250 a 499 trabalhadores, tanto na região como a nível nacional, foram as que registaram os valores mais elevados (1.515 euros no país e 1.487 euros na região). Nas duas unidades geográficas, a remuneração bruta total mensal média por trabalhador no setor privado registou variações homólogas superiores às do setor das Administrações Públicas, respetivamente, 3,4% e 1,1% na região e 3,0% e 0,8%, no país”, diz a DREM.

Recomendadas

Madeira: Expo Pecuária regressa à Ponta Delgada este fim de semana

O evento, que se realiza este fim de semana, dias 25 e 26 de junho, vai já na sua sétima edição, tendo sido cancelado em 2020 e 2021 devido à pandemia por Covid-19.

Madeira recebe evento de agentes de viagem de luxo

O evento será realizado no Reid’s Palace, a Belmond Hotel, e conta com o patrocínio da Associação de Promoção da Madeira, do Savoy Palace, do DMC Madeira, do Reid’s Palace e da Quinta Jardins do Lago.

Madeira: JPP insiste na redução do IVA da eletricidade

“Sendo um bem essencial e indispensável para a nossa vida, não faz qualquer sentido que a eletricidade continue a ser taxada com a taxa intermédia, quando todos sabemos que a eletricidade é um bem essencial, e como tal, terá de ser taxada à taxa mínima”, frisou.
Comentários