[weglot_switcher]

Repsol faz maior descoberta de petróleo dos últimos 30 anos no Alasca

Depois da descoberta, feita em consórcio com a empresa associada, Armstrong Energy, a Repsol espera avançar já em 2021, com uma produção diária de cerca de 120 mil barris.
10 Março 2017, 12h24

A petrolífera espanhola Repsol anunciou esta quinta-feira a maior descoberta de petróleo dos últimos 30 anos em território norte-americano. A descoberta foi feita em consórcio com a empresa associada, Armstrong Energy, no estado do Alasca e deve assegurar uma produção diária de cerca de 120 mil barris, a começar já em 2021.

Em comunicado enviado ao regulador, a petrolífera explica que os hidrocarbonetos convencionais foram descobertos numa jazida mineral, chamada de Pikka, na região de Nanushuk, no estado mais a norte dos Estados Unidos. A Repsol já explorava a área desde 2008, tendo várias descobertas revelado um grande potencial na exploração do petróleo.

“As várias explorações feitas nesta área revelaram um novo potencial significativo”, pode ler-se no comunicado. “O Alasca possui infraestruturas significativas que permitem que sejam desenvolvidos novos recursos de forma mais eficiente”.

Segundo a multinacional espanhola, os recursos agora encontradas equivalem a cerca de 1,2 mil milhões de barris de crude. O plano de desenvolvimento inicial da jazida prevê o início de produção para 2021, com uma produção de 120 mil barris de petróleo por dia.

Com esta descoberta são esperadas também mexidas nos preços do petróleo. Apesar do corte da produção por parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), o mercado petrolífero apresnta evidências de forte procura. Esta sexta-feira, o brent negocia em alta, a subir 0,52% para os 52,46 euros e o crude também a ganhar 0,63% para os 49,59 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.