[weglot_switcher]

Respostas Rápidas: Com Lula de fora, o que se segue na corrida às presidenciais no Brasil?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou este sábado a candidatura do ex-presidente Lula da Silva às próximas eleições, que se realizam dia 7 de outubro. Saiba o que se segue na corrida às presidenciais do Brasil.
3 Setembro 2018, 15h44

Porque é que o Tribunal Superior Eleitoral rejeitou a candidatura de Lula da Silva?

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em negar o pedido de candidatura de Lula da Silva foi aprovada com os votos favoráveis de seis dos sete juízes que constituem esta instância judicial. Os juízes entenderam que, ao abrigo da Lei da Ficha Limpa, os condenados em segunda instância não podem concorrer a eleições.

Qual a reação do partido ao chumbo do TSE?

O Partido dos Trabalhadores (PT) prometeu recorrer no próprio TSE e ao Supremo, considerando que se tratou de “uma violência” a decisão do tribunal.

Recorde-se que o ex-presidente brasileiro foi considerado culpado da prática dos crimes de corrupção e branqueamento de capitais por tribunais de primeira e segunda instância num processo da Operação Lava Jato. O TSE deu como provado que o ex-presidente terá recebido um apartamento de luxo da construtora OAS em troca de facilitar contratos desta empresa com a estatal petrolífera Petrobras.

Quem se segue a Lula da Silva?

Com o antigo presidente inelegível, o PT vai ter de encontrar um substituto nos próximos dias. O nome mais falado para vir a encabeçar a candidatura do PT às presidenciais é o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Este foi ministro da Educação durante o Governo de Dilma Rousseff e chegou à prefeitura [Câmara Municipal] de São Paulo em 2012. Quatro anos mais tarde voltou a candidatar-se ao cargo, mas não foi reeleito. Lula da Silva descreveu-o como “um petista [militante do PT] com cara de tucano [militante do PSDB].

Quando é oficializada a candidatura de Fernando Haddad?

Esta segunda-feira, Fernando Haddad vai a Curitiba para conversar com o presidente brasileiro, nas instalações da Polícia Federal. Fontes próximas do ex-perfeito indicam que ainda não há data marcada para o anúncio oficial da candidatura de Fernando Haddad, mas avançam que é muito provável que isso só aconteça depois do encontro entre do eventual candidato com Lula da Silva.

Qual a probabilidade de Fernando Haddad ganhar as eleições?

Lula da Silva é o candidato favorito a estas eleições. Nas últimas sondagens, o ex-presidente conquista 39% das intenções de voto, à frente de Jair Bolsonaro (19%), Marina Silva (8%), Geraldo Alckmin (6%) e Ciro Gomes (5%). Já com Lula da Silva fora das eleições e com Fernando Haddad a assumir o seu lugar, Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto (22%). Seguem-se a candidata Marina Silva (16%), Ciro Gomes (10%), Geraldo Alckmin (9%), Álvaro Dias (4%) e Fernando Haddad (4%).

No entanto, o PT acredita que Fernando Haddad pode vir ainda a subir até uma percentagem que lhe permita passar à segunda volta, uma vez que têm o segundo maior tempo de antena em televisão, um dos meios de fazer campanha mais populares e bem sucedidos no Brasil.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.