[weglot_switcher]

Respostas rápidas. Como se elege um presidente em Itália?

Saiba como decorre o processo eleitoral que teve início esta segunda-feira.
24 Janeiro 2022, 17h44

O palácio do Quirinal, em Roma, é a residência oficial do presidente de Itália. “Quirinale” é também frequentemente usado como referência à presidência em geral.

Quando decorrem as eleições?

A votação teve início esta segunda-feira, 24 de janeiro, às 15 horas, devendo estar concluída antes do dia 3 de fevereiro, quando termina o mandato de Sergio Mattarella. As eleições presidenciais decorrem num processo longo, com uma ronda de votações por dia.

Como é eleito o presidente de Itália?

O presidente é eleito de sete em sete anos por uma sessão conjunta do parlamento com “grandes eleitores” ou delegados regionais.

Nas presidenciais em Itália não existe um candidato oficial e a escolha do novo presidente é feita por um conjunto restrito de pessoas ligadas à política.

Segundo o “Politico”, 1.009 eleitores participam na votação: 951 senadores e deputados, juntamente com 58 delegados regionais; qualquer candidato precisa de uma maioria de dois terços (673/1.009) nas três primeiras voltas de votação, sendo uma maioria simples (505/1.009) suficiente. As votações são secretas.

O que acontece se Draghi for eleito presidente?

Nesse cenário, o país interrompe o mandato do atual governo e terá de antecipar as eleições legislativas.

A pandemia irá afetar a votação?

A votação irá decorrer em rondas de 50 votos para evitar a sobrelotação da câmara.

Apesar de as pessoas infetadas estarem impossibilitadas de votar por lei, o governo italiano permitiu excecionalmente que os eleitores que testem positivo possam deslocar-se para votarem. Em meados de janeiro, 29 deputados e seis a oito senadores estavam nesta condição.

Os deputados que não estiverem vacinados poderão votar após apresentarem um teste negativo. Contudo, a exigência legal de apresentação de comprovativo de vacinação ou de recuperação da doença para embarcar num avião ou navio podem impedir alguns eleitores que precisam de viajar da Sardenha ou da Sicília de votar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.