[weglot_switcher]

Respostas Rápidas. Mário Machado vai combater na Ucrânia?

Perante as intenções reveladas por Mário Machado, no que designou como “Operação Ucrânia1143”, foram levantadas várias questões sobre as suas intenções, a decisão do tribunal, a reação do Ministério Publico e a posição do governo ucraniano.
  • Lusa
23 Março 2022, 16h15

Mário Machado, cidadão português conhecido pelas suas ligações a diversas organizações de extrema-direita, como o Movimento de Ação Nacional, a Irmandade Ariana e o Portugal Hammerskins, anunciou a intenção de ir combater na Ucrânia, ao lado das forças daquele país, embora esteja obrigado a cumprir a medida de coação de apresentações quinzenais numa esquadra de polícia no âmbito de um processo de posse ilegal de arma.

Perante as intenções reveladas por Mário Machado, no que designou como “Operação Ucrânia1143”, foram levantadas várias questões sobre as suas intenções, a decisão do tribunal, a reação do Ministério Publico e a posição do governo ucraniano.

Qual a decisão do tribunal em PT?

Numa decisão tomada pelo Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), Mário Machado já não está obrigado a cumprir a medida de coação de apresentações quinzenais numa esquadra de polícia. A suspensão da medida de coação acontece após o advogado de Mário Machado ter interposto um pedido para que o seu cliente possa viajar até território ucraniano.

A juíza do TCIC encarregue pela decisão, justificou a suspensão das apresentações quinzenais perante “a situação humanitária vivida na Ucrânia e as finalidades invocadas pelo arguido para a sua pretensão, o arguido poderá deixar de cumprir a referida medida de coação enquanto estiver ausente no estrangeiro”.

Qual a reação do Ministério Publico?

O Ministério Público decidiu recorrer da decisão judicial que levanta as medidas de coação a Mário Machado para que este se possa deslocar até à Ucrânia, segundo confirmou a Procuradoria-Geral da República.

Qual a decisão do Governo da Ucrânia?

O adido militar da Embaixada da Ucrânia em França, Sergii Malyk, disse ao “Diário de Notícias” que Mário Machado não pode “entrar nas forças armadas” ucranianas devido aos “crimes mencionados no cadastro”.

De acordo com Sergii Malyk, um dos critérios para a aceitação de candidatos na Legião Internacional de Defesa Territorial das Forças Armadas da Ucrânia é a “ausência de condenação por crimes, comprovada através do registo criminal”.

Quais as intenções de Mário Machado na Ucrânia?

Mário Machado anunciou publicamente a intenção de, com um grupo de portugueses, viajar para a Ucrânia, para se juntar a uma milícia de extrema-direita, onde pretende combater ao lado das tropas ucranianas, integradas num grupo mais alargado de várias nacionalidades, mas onde todos partilham da mesma ideologia.

No entanto, o pedido do seu advogado invoca argumentos humanitários para justificar a dispensa das medidas cautelares impostas pelo tribunal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.