[weglot_switcher]

Respostas rápidas: Observatório da Energia já está online. Para que serve?

Espécie de ‘Pordata da energia”, a plataforma vai disponibilizar o maior acervo de informação sobre o setor existente em Portugal. Promovido e gerido pela ADENE, destina-se tanto a especialistas, como ao cidadão, em geral.
22 Fevereiro 2018, 17h12

O que é o Observatório da Energia?

“Podemos dizer que o Observatório é um “Pordata’ da Energia”, na medida em que permite fazer um retrato de Portugal no setor da energia, fundamental, nomeadamente, para entender a sua posição face ao resto da Europa”, explica a vice-Presidente da ADENE e responsável pelo Observatório da Energia, Maria João Coelho.

 Para que serve?

Cabe ao Observatório da Energia agregar, tratar e disponibilizar informação nacional, europeia e internacional dispersa por vários organismos e entidades. Além de dados estatísticos e indicadores do setor e da sua relação com a trajetória de evolução das políticas públicas, o portal divulgará também estudos de avaliação de políticas públicas do setor.

Que tipo de dados aí se encontram?

Dois exemplos. Consultando o portal fica-se a saber que a dependência energética de Portugal em 2016 era de 75,4%, menos 2,9 pontos percentuais do que em 2015. Nesse ano, o saldo importador de produtos energéticos registou um decréscimo de 477 milhões de euros face ao ano anterior.

A quem se destina?

O portal tem utilidade para toda a gente: decisores políticos, investigadores e academia, agentes e entidades do setor da energia em Portugal, administração pública, empresas públicas e privadas, órgãos de comunicação social e público em geral.

Qual a dimensão do acervo com que arranca?

O Observatório da Energia conta já com cerca de 30 mil entradas de indicadores estatísticos, número que aumentará substancialmente este ano, incluindo informação desagregada pelas regiões de Portugal assim como dados e indicadores que permitirão uma comparação com os parceiros da UE-28, entre outros.

Que iniciativas tem previstas?

Numa base regular será divulgada informação estatística sobre o setor da energia. No imediato, está previsto o anúncio da realização de um estudo sobre a aplicação da Tarifa Social em Portugal, cujas conclusões serão conhecidas no final do ano. Em fevereiro de 2019, está previsto o lançamento do ‘Energia em Números’ do Observatório da Energia, uma compilação dos dados estatísticos e indicadores relevantes relativos ao ano de 2017.

Quem lançou o Observatório da Energia?

O projeto é promovido e gerido pela ADENE – Agência para a Energia, no âmbito do Portugal Energia, uma das medidas do Portugal Simplex 2017. Tem como objetivo posicionar-se como portal de referência sobre o setor da energia em Portugal.

Que órgãos o superintendem?

O Observatório da Energia conta com um Conselho Consultivo e com um Conselho Científico. O primeiro é constituído por entidades públicas e associações do setor. O Conselho Científico é constituído por universidades e centros de investigação ligados às mais diversas vertentes do setor da energia e das ciências sociais e económicas, que vão atuar como órgãos consultivos com funções de avaliação das atividades do Observatório de caráter científico, como sejam estudos e publicações periódicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.