[weglot_switcher]

Revista de imprensa internacional: as notícias que estão a marcar a atualidade global

Alemanha diz que UE vai decidir embargo petrolífero à Rússia “dentro de dias”; Moscovo quer aprofundar os laços com a China, segundo Lavrov; Rússia quer capturar Severodonetsk antes de ocupar Luhansk, alerta Reino Unido
24 Maio 2022, 07h44

“The Guardian” – Alemanha diz que UE vai decidir embargo petrolífero à Rússia “dentro de dias”

A União Europeia deverá conseguir um acordo para um embargo às importações de petróleo russo “dentro de dias”, segundo o ministro da Economia e Energia alemão.

“Chegaremos a um avanço dentro de dias”, disse Robert Habeck à emissora alemã “ZDF”, quando questionado sobre o embargo petrolífero da UE em retaliação à invasão russa da Ucrânia no dia 24 de fevereiro.

 

“The Guardian” – Moscovo quer aprofundar os laços com a China, segundo Lavrov

O Ministro dos Negócios Estrangeiros russo fez saber que Moscovo irá concentrar-se no desenvolvimento das relações com a China, apesar de não descartar iniciativas do Ocidente para o restabelecimento de laços.

“Se eles [o Ocidente] quiserem oferecer algo em termos de retomar as relações, iremos considerar seriamente se precisamos ou não”, disse Sergei Lavrov.

 

“The Guardian” – Rússia quer capturar Severodonetsk antes de ocupar Luhansk, alerta Reino Unido

A ofensiva russa no Donbass tem vindo a aumentar nos últimos dias, com as forças militares do Kremlin a tentarem cercar Severodonetsk, Lyschansk, e Rubizhne, a fim de colocar todo o oblast de Lugansk sob ocupação russa, de acordo com o Ministério da Defesa do Reino Unido.

O mais recente relatório dos serviços de inteligência britânicos indica que, atualmente, os eixos norte e sul da operação da Rússia estão separados por aproximadamente 25 km de território ucraniano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.