[weglot_switcher]

Rio pede esclarecimento no caso de refugiados recebidos por pró russos

A suspeita que existe tem de ser esclarecida, se calhar havia ali alguém ligado ao regime russo a questionar ucranianos
29 Abril 2022, 16h15

O presidente do PSD, Rui Rio, apelou ao esclarecimento da situação noticiada pelo “Expresso” onde foi divulgada a informação de que refugiados ucranianos foram recebidos por pró-russos no gabinete de apoio da autarquia comunista de Setúbal.

“É evidente que aquilo que ali está obriga a que se esclareça bem aquilo que tem acontecido. A suspeita que existe tem de ser esclarecida, se calhar havia ali alguém ligado ao regime russo a questionar ucranianos sobre eles e sobre as famílias que lá ficaram”, sublinhou Rui Rio a partir do Parlamento.

O “Expresso” também deu nota que os refugiados estavam a ser questionados sobre o paradeiros de familiares que ficaram para trás na Ucrânia.

“Portanto, foi assim ou não foi assim? Tem de ser esclarecido”, garantiu o líder social democrata.

Esta sexta-feira o PSD já tinha admitido pedir a demissão do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins (CDU).

“No dia 20 de Abril questionámos a maioria CDU na Câmara de Setúbal sobre este assunto e apelámos a que a situação fosse alterada, até por uma questão de sensibilidade das pessoas que fugiram da guerra, para que não fossem recebidas por russos”, disse à agência Lusa o vereador do PSD Paulo Calado, acrescentando que “a confirmar-se o que vem hoje no jornal Expresso, o caso é ainda mais grave”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.