[weglot_switcher]

Ritmo de normalização da política monetária deverá abrandar este ano, diz Moody’s

Analistas da Moody’s Investors Service antecipam que a Reserva Federal norte-americana irá aumentar a taxa dos fundos federais uma ou duas vezes este ano, em vez de três ou quatro vezes anteriormente antecipados.
28 Fevereiro 2019, 15h20

A Moody’s Investors Service diz que o ritmo de normalização da política monetária desacelerará em 2019, com os principais bancos centrais a adotarem uma abordagem mais cautelosa.

Num relatório publicado esta quinta-feira, sobre o outlook macroeconómico a nível global para este ano e o próximo, os analistas destacam que o ritmo da crescimento económico deverá moderar este ano.

“Acreditamos agora que a Reserva Federal norte-americana irá aumentar a taxa dos fundos federais uma ou duas vezes este ano, em vez de três ou quatro vezes, e que o Banco Central Europeu (BCE) começará a aumentar as taxas de depósito e refinanciamento apenas em 2020, em vez de no segundo semestre de 2019”, refere.

Os analistas antecipam, assim, que o banco central norte-americano deverá manter o limite superior da taxa efetiva de fundos federais abaixo de 3% durante a maior parte do ano.

Relativamente, o Japão considera existir pouco espaço para uma política monetária mais rigorosa neste ano ou em 2020, com uma baixa inflação.

Economia global irá continuar a abrandar este ano e no próximo

A economia do G20 irá crescer 2,9% em 2019 e 1,8% em 2020, estima a Moody’s Investors Service.

Os analistas salientam que “a economia global enfraqueceu significativamente no quarto trimestre de 2018 e continuará a enfraquecer ao longo de 2019 e até 2020”.

“O crescimento das economias avançadas será moderado em direção ao potencial, enquanto o crescimento num número de mercados emergentes continuarão fracos”, refere.

A Moody’s destaca ainda entre os riscos uma desaceleração do crescimento económico da China, com impacto para o crescimento global, a intensificação das tensões entre os EUA e a China e um novo endurecimento das condições financeiras.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.