[weglot_switcher]

Robótica da Universidade de Aveiro brilha em competição europeia

O IRIS Lab, uma parceira entre a Universidade de Aveiro e a empresa italiana IMA, vai disputar a fase 2 do European Robotic Challenges (EuRoC). Foi selecionada entre 39 equipas.
  • IRIS Lab
3 Fevereiro 2017, 17h50

Ir buscar caixas dispostas ao acaso num espaço e colocá-las numa mesa, enfiar uma anilha e apertar uma porca em parafusos foram duas tarefas realizadas na primeira das três provas da fase 2 da competição EuRoC.

Na segunda prova, a equipa TIMAIRIS demonstrou a montagem de um puzzle através da interação entre humano e robô, ficando em segundo lugar. A terceira prova já foi realizada, mas o resultado só será conhecido em maio.

Além do futebol robótico e da simulação, onde se notabilizou, o IRIS Lab tem vindo a desenvolver projetos com aplicação industrial. A participação da robótica da Universidade de Aveiro no EuRoC é justamente uma das facetas do trabalho do IRIS Lab em soluções de robótica industrial.

Desde 2011 que a equipa de investigadores tem vindo a colaborar em parcerias neste âmbito, das quais se destacam dois projetos mobilizadores do cluster PRODUTECH – Pólo de Competitividade das Tecnologias de Produção: PRODUTECH-PTI (Novos Processos e Tecnologias Inovadoras para a Fileira das Tecnologias de Produção) e o PRODUTECH-PSI (Novos Produtos e Serviços para a Indústria Transformadora), ainda financiados pelo anterior programa quadro.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.