[weglot_switcher]

Roman Abramovich e negociadores ucranianos com sintomas de envenenamento

O milionário russo, bem como alguns dos responsáveis ucranianos pelas negociações de paz devido ao conflito armado terão sido alvos de uma tentativa de envenamento no início do mês.
28 Março 2022, 16h36

Roman Abramovich e negociadores de paz ucranianos tiveram sintomas de envenenamento no início do mês de março, após uma reunião em Kiev, avança o “Wall Street Journal” esta segunda-feira, 28 de março.

O milionário russo viajou depois da reunião na capital da Ucrânia entre Moscovo e Lviv, e juntamente com dois elementos ucranianos responsáveis pela negociação da paz terão tido sintomas como olhos vermelhos, lacrimejamento constante e doloroso e descamação da pele na zona do rosto e mãos, revelam ao WSJ, fontes próximas de Roman Abramovich.

Os responsáveis por esta tentativa de envenenamento poderam ser os radicais de Moscovo que tinham a intenção de sabotar as negociações para acabar com a guerra. Uma fonte próxima de Roman Abramovich referiu ao WSJ que não foi possível perceber quem seria o verdadeiro alvo deste grupo.

Roman Abramovich e os negociadores ucranianos, que incluem o procurador da Crimeia Rustem Umerov, melhoraram desde então e não correm perigo de vida.

De resto, as mesmas fontes relatam que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontrou-se com  Roman Abramovich e não foi afetado por estes sintomas, algo que foi confirmado por um porta-voz do líder ucraniano ao WSJ.

Especialistas ocidentais que analisaram o incidente afirmaram ao WSJ que é difícil determinar se os sintomas foram causados ​​por um agente químico ou biológico ou por algum tipo de ataque de radiação eletromagnética.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.