[weglot_switcher]

Rússia ataca instalações de grãos na Ucrânia

O vice primeiro-ministro ucraniano, Oleksandr Kubrakov, afirmou que a capacidade de exportação do porto foi reduzida em 15% e que 13 mil toneladas de grãos foram destruídas com o ataque.
23 Agosto 2023, 15h23

Drones russos atacaram as instalações de grãos ucranianos no porto de Izmail, no rio Danúbio, durante a noite de terça-feira. Esta é mais uma tentativa de Moscovo de impedir que Kiev exporte os grãos para o mundo, segundo a “Reuters”.

Marcelo de visita à Ucrânia. Parlamento autorizou

O vice primeiro-ministro ucraniano, Oleksandr Kubrakov, afirmou que a capacidade de exportação do porto foi reduzida em 15% e que 13 mil toneladas de grãos foram destruídas com o ataque.

As instalações de grãos na região de Odessa, no Mar Negro, também foram atacadas na oitava onda de ataques a infraestruturas portuárias ucranianas, desde que a Rússia abandonou o acordo mediado pela ONU no mês passado, que permitia que Kiev enviasse os seus grãos através do Mar Negro.

O rio Danúbio tornou-se a principal rota de exportação de cereais da Ucrânia desde o colapso do acordo. Já Izmail é o principal porto interior do país.

Kubrakov revelou que os grãos que foram destruídos tinham como destino o Egipto e a Roménia, e que os ataques da Rússia já destruíram cerca de 270 toneladas de grãos, desde que abandonou o acordo do Mar Negro.

“A Rússia está sistematicamente a atacar os silos e armazéns de grãos, numa tentativa de impedir as nossas exportações agrícolas”, salienta Kubrabov. Os militares ucranianos publicaram fotografias a mostrar pilhas de grãos sob a estrutura queimada e destruída de um armazém.

Os futuros do trigo estão a ser negociados a 6,05 dólares por bushel (o que equivale a cerca de 27 quilogramas), já o milho caiu para níveis abaixo de 4,70 dólares por bushel, retornando assim ao nível mais baixo em quase quatro anos, depois dos Estados Unidos terem impulsionado as expectativas de oferta.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.