[weglot_switcher]

Rússia critica suspensão do Conselho da Europa

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, criticou a decisão de suspender o seu país do Conselho da Europa, classificando-a de “politizada”. “Sem a Rússia, o Conselho da Europa perderá a sua identidade pan-europeia e, eventualmente, a sua razão de existir”, considera a diplomata.
  • Maria Zakharova
26 Fevereiro 2022, 17h57

O Governo russo em breve revelará quais são as consequências da suspensão da Rússia do Conselho da Europa, disse a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, Maria Zakharova, em comunicado, hoje.

“Em breve, determinaremos os nossos futuros passos. Aqueles que iniciaram e apoiaram esta decisão errada terão a total responsabilidade pelo colapso do espaço jurídico e humanitário comum no continente e pelas consequências desastrosas que o Conselho da Europa inevitavelmente enfrentará. Sem a Rússia, o Conselho da Europa perderá a sua identidade pan-europeia e, eventualmente, a sua razão de existir”, acrescentou.

Maria Zakharova considera que o chumbo do Conselho da Europa “significa que a Rússia foi privada da oportunidade de participar das atividades dos órgãos estatutários do Conselho da Europa”.

“A decisão claramente politizada do Comité de Ministros do Conselho da Europa é mais uma prova de que o Conselho da Europa perdeu a sua independência, tornando-se uma ferramenta obediente do bloco ocidental e dos seus satélites, agarrados a dois pesos e duas medidas”, continuou Zakharova.

Segundo a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, o Conselho da Europa reivindica um papel de liderança na proteção dos direitos humanos. “No entanto, não conseguiu reunir coragem para condenar as políticas criminosas do regime nacionalista de Kiev, que comete genocídio há oito anos. Preferiu fechar os olhos às atrocidades cometidas pelos ucranianos e a esquadrões de extermínio que tiraram a vida de milhares de civis”, considerou Zakharova .

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.