[weglot_switcher]

Rússia já está a estudar como fechar a torneira do gás natural a países considerados hostis pelo Kremlin (com áudio)

Vladimir Putin já deu garantias à Alemanha, o maior consumidor de gás natural russo, que os parceiros europeus não estão englobados neste plano.
  • Reuters
31 Março 2022, 09h08

A Rússia já está a estudar como fechar a torneira do gás natural a países considerados hostis pelo Kremlin, revela hoje a “Reuters” citando o jornal diário russo “Kommersant”.

“A Gazprom está a trabalhar numa opção de parar completamente com o fornecimento de gás a países hostis e está a avaliar as consequências destas medidas”, escreveu o jornal.

As medidas estão a ser estudadas pela Gazprom, a gigante estatal energética, e surgem depois de o presidente Vladimir Putin ter dito que o país vai começar a exigir a países “hostis” o pagamento de gás em rublos. Putin ordenou o banco central russo e a Gazprom a terem o esquema de pagamentos pronto a 31 de março, uma medida que visa responder à onda de sanções ocidentais contra a Rússia depois de ter lançado uma “operação militar especial” no país vizinho, terminologia russa para invasão da Ucrânia.

A Rússia e a Gazprom são responsáveis por fornecer 40% do gás consumido na União Europeia. Os países europeus já anunciaram a sua recusa em pagar o gás russo em rublos.

A Alemanha é o maior cliente de gás da Rússia e já anunciou que vai continuar a pagar em euros ou dólares. Vladimir Putin já transmitiu ao Governo alemão que nada iria mudar para os parceiros europeus, apesar deste plano.

O jornal russo e a “Reuters” pediram uma reação à Gazprom, mas sem sucesso.

O Kremlin anunciou na quarta-feira que os clientes não vão ser obrigados a mudar para rublos esta semana, pois o processo de transição ainda vai demorar algum tempo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.