[weglot_switcher]

Rússia Unida pró-Putin domina eleições

Primeiros resultados confirmam as previsões. Vladimir Putin foi à sede do partido celebrar com Dmitri Medvedev.
  • Maxim Shemetov/Reuters
18 Setembro 2016, 23h41

Tal como se previa, os primeiros resultados divulgados sobre as eleições parlamentares russas confirmam o domínio do partido Rússia Unida, pró-Putin e encabeçado pelo primeiro-ministro, Dmitri Medvedev, que segue com 51% após contagem de 25% dos votos. Porém, as votações nas principais cidades, como Moscovo e São Petersburgo, registaram a mais baixa adesão dos eleitores neste século.

Segundo a imprensa internacional, o Centro Russo de Investigações Sociológicas já previra que o Rússia Unida dominasse, apontando para um resultado final de 44,5% na Duma, câmara baixa do parlamento. O Partido Liberal Democrático de Vladimir Zhirinovsky era indicado para o segundo posto (15,3%), seguindo-se o Partido Comunista da Federação Russa (14,9%) e o Rússia Justa (8,1%).

Putin esteve na sede do partido, juntando-se nas celebrações a Medvedev, tendo este agradecido ao presidente russo pela fundação do partido. Conta o diário “El País” que, em tom jocoso face à constante presença da sua imagem na televisão, Vladimir Putin terá dito: “Canso-me de mim próprio.”

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.