[weglot_switcher]

Ryanair reconhece pela primeira vez a representação sindical dos pilotos

A central sindical BALPA diz que se trata de um “acordo histórico”, tendo em conta a “hostilidade” demonstrada anteriormente pela Ryanair em relação aos sindicatos.
30 Janeiro 2018, 12h11

A companhia aérea low cost Ryanair concordou esta terça-feira em reconhecer o sindicato BALPA como órgão representativo dos trabalhadores da transportadora no Reino Unido. A central sindical diz que se trata de um “acordo histórico”, tendo em conta a “hostilidade” demonstrada anteriormente pela Ryanair em relação aos sindicatos.

A companhia aérea irlandesa já tinha anteriormente recusado o reconhecimento do BALPA como sindicato dos 600 pilotos da empresa a operar no Reino Unido. No entanto, no mês passado, a Ryanair afirmou estar preparada para reconhecer as uniões sindicais, depois das crescentes tensões com trabalhadores e ameaças de paralisação, temendo a possibilidade de novas greves no Natal.

“Embora estivéssemos receosos em relação ao comprometimento da Ryanair em oferecer o reconhecimento de sindicatos, as conversas e reuniões bilaterais mostraram que a companhia estava genuinamente a quer construir uma redução sindical construtiva”, afirmou o secretário-geral da BALPA, Brian Strutton.

O sindicato vai eleger agora cinco representantes sindicais que vão lidar com as futuras negociações sobre questões como o pagamento de salários e o número de horas de trabalho dos funcionários da empresa. O Reino Unido tem ao todo cerca de um quarto dos pilotos e aviões da Ryanair, que tem a sua maior base no aeroporto de Stansted, a norte de Londres.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.