[weglot_switcher]

Saiba como deve agir e quais são os seus direitos em situação de entrega atrasada de encomendas

Saiba que, quando não há uma data acordada pela loja e o consumidor, as entregas de encomendas devem ser feitas no prazo máximo de 30 dias.
14 Junho 2023, 07h45

Os madeirenses renderam-se ao comércio online, principalmente após a pandemia, pela sua facilidade de acesso e comodidade. Mas, por vezes, estas relações de consumo não correm bem e salienta-se o aumento do número de queixas que chegaram à DECO relativamente ao atraso de encomendas.

Saiba que, quando não há uma data acordada pela loja e o consumidor, as entregas devem ser feitas no prazo máximo de 30 dias. Após essa data, é altura de contactar os canais oficiais da loja, procurando perceber o motivo do atraso. Dê preferência ao contacto por escrito, através do e-mail ou carta, para ficar com uma prova física.

Se conseguir agendar uma nova data prevista para a entrega da sua encomenda, o consumidor pode aceitar essa opção. No entanto, pode também optar por cancelar a encomenda e receber o dinheiro de volta, incluindo o valor pago pelos eventuais portes de envio. Neste segundo cenário, saiba que o vendedor dispõe de 30 dias para efetuar o devido reembolso.

E se o vendedor ultrapassar esse prazo dos 30 dias para efetuar o reembolso? O consumidor tem direito à devolução em dobro da quantia paga. Deve contactar, novamente, a loja e exigir esse pagamento, sendo que, a partir desse momento, o vendedor já dispõe apenas de 15 dias úteis para resolver a situação.

Por vezes em causa está a falta de resposta por parte dos vendedores, deixando os consumidores numa situação muito delicada, sem encomenda e sem o dinheiro pago pela mesma. E, nesta perspetiva, é essencial fazer reclamação e denunciar a loja.

Para que esteja mais confiante em realizar compras on-line siga o site e-comprascomdireitos.pt

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.