[weglot_switcher]

Santander AM lança nova gestora de fundos de investimento alternativos

Desta forma, a gestora do Banco Santander, que obteve a autorização da CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores) em Espanha para a sua constituição, culmina um processo que começou no final de 2019 com a criação da área de Alternativos.
  • Banco Santander, Espanha
24 Maio 2023, 13h15

A Santander Asset Management lançou uma nova gestora de fundos de investimento alternativos. Em comunicado a sociedade do grupo Santander revela que “com o objetivo de se tornar relevante neste negócio a nível internacional, acelerando o seu crescimento e aproveitando a sua experiência em determinadas classes de ativos, bem como as suas capacidades de distribuição global”.

Desta forma, a gestora do Banco Santander, que obteve a autorização da CNMV (Comissão Nacional do Mercado de Valores) em Espanha para a sua constituição, culmina um processo que começou no final de 2019 com a criação da área de Alternativos.

Luis García-Izquierdo será o CEO da nova gestora, enquanto Borja Díaz-Llanos continuará a ser o CIO. Desde a criação da área de Alternativos, a gestora reforçou as suas equipas com a contratação de novos talentos e atualmente conta com um total de 42 colaboradores. Só nos últimos doze meses, realizaram-se 21 contratações.

“Estamos a ampliar a nossa oferta de ativos alternativos como parte do nosso propósito de ajudar os clientes a alcançar os seus objetivos de investimento. Trata-se de um marco importante para fazer da SAM uma gestora de ativos mais completa, aproveitando as sinergias de Grupo Santander”, salienta Samantha Ricciardi, CEO da Santander Asset Management.

Atualmente, o negócio de alternativos da Santander Asset Management conta com um total de 22 veículos e 2.000 milhões de euros alocados a nível global. Dentro destes produtos oferece seis estratégias, entre as quais se encontram Trade Finance, Direct Lending, Infraestruturas e Energias Renováveis, Real Estate, VC Climate Tech e fundos de fundos, revela o Santander.

“Em Portugal, destaca-se o Trade Finance Real Economy Fund, um fundo alternativo aberto, com liquidez semanal, que investe em programas diversificados e de baixo risco, com perfil Investment Grade, de dívida comercial a curto-prazo de grandes empresas (factoring e confirming, entre outros produtos de Trade Finance)”, adianta o comunicado.

Grande parte destas soluções de investimento são concebidas em estreita colaboração com o Santander Corporate & Investment Banking (Santander CIB), que é líder em originação de dívida de infraestruturas, trade finance e financiamento corporativo, entre outros, o que permite oferecer um serviço único no mercado a investidores institucionais como fundos de pensões, seguradoras, fundos soberanos, empresas, bem como a family offices e clientes de Banca Privada.

“A nova gestora nasce para responder às necessidades dos investidores de poder acrescentar ativos alternativos às suas carteiras que complementem os tradicionais”, refere em comunicado Luis García-Izquierdo, CEO da nova sociedade gestora.

“No atual contexto de elevadas taxas de inflação e incerteza nos mercados, este tipo de investimentos ajuda a reduzir o risco global e a maximizar os rendimentos a longo prazo. Acreditamos que a exposição aos mercados privados por parte dos investidores institucionais e particulares ainda tem um longo caminho a percorrer, gerando, portanto, uma oportunidade clara de crescimento. Desta forma, a nova gestora de alternativos permite-nos oferecer aos nossos clientes uma oferta de valor completa e diversa”, acrescentou.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.