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Santander lança banco digital Openbank em Portugal

A partir de junho, passam a ser cobrados 7,99 euros mensais aos novos clientes, cada vez que ligarem os benefícios de viagem.
5 Fevereiro 2020, 15h07

O Santander abriu o seu banco digital Openbank em Portugal. Para além da atividade de banca comercial, o Openbank também disponibiliza uma plataforma para investimentos “de última geração”, através da qual se podem subscrever carteiras de fundos de investimento que são geridas de forma automatizada – Robo Adviser, anunciou o banco.

Trata-se de um serviço de investimento digital automatizado que o “banco disponibiliza, ao contrário da maioria, para clientes de qualquer perfil e sem experiência nesta matéria, a partir de 500 euros, numa estratégia que é feita à medida, após questionário simples que permite saber o tipo de investidor”, explica a instituição.

Esta é uma das suas mais-valias para conquistar clientes. O banco refere que a plataforma digital de gestão de investimentos gere carteiras de fundos de forma automática (Robo-Advisor) que dão prioridade a investimentos sustentáveis para clientes de qualquer perfil.

Nesta solução, o Openbank conta com a assessoria da BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, e o Santander Asset Management.

“É uma das grandes vantagens do Openbank face ao que existe no mercado, ao fazer uma gestão ativa dos investimentos dos clientes, que acompanham a estratégia, mas não requer intervenção direta”, refere o banco.

“Esta é uma forma dos portugueses diversificarem as suas poupanças, numa gestão de investimentos sustentáveis e responsáveis”, adianta.

O Openbank, disponível desde dezembro para clientes portugueses, é um banco 100% digital que conta com o apoio do Banco Santander.

O banco digital apresentou-se ao mercado nesta terça-feira, dia 4, através do seu presidente executivo do Openbank, Ezequiel Szafir – que foi vice-presidente da Amazon Europe, o que é um bom cartão de visita para um banco digital.

O Openbank chegou a Portugal com uma campanha para captar clientes para os serviços de débito e investimentos. Mas em breve também quer conceder crédito, segundo revelou o CEO na apresentação em Lisboa.

Em Espanha o banco também concede crédito através de meios digitais, tendo 700 milhões de euros emprestados (crédito ao consumo e à habitação), disse Ezequiel Szafir. Mas em Portugal ainda não concede crédito nem há prazo para o fazer. No entanto o objetivo é em breve entrar nessa atividade “tão rápido quanto possível”.

A instituição financeira assume-se como o maior banco digital da Europa e assegura que “apresenta uma estratégia bancária socialmente responsável em que todos os produtos comercializados atestam o seu compromisso com a sociedade e a sustentabilidade do planeta”.

O cartão R42 é sempre gratuito, assim como a subscrição dos benefícios de viagem a quem abrir conta até ao final do mês de maio. A partir de junho, passam a ser cobrados 7,99 euros mensais aos novos clientes, cada vez que ligarem os benefícios de viagem.

A ativação e desativação é feita através de um único clique no site ou na app do Openbank.

Em comunicado o banco digital do Santander anuncia que acaba de lançar uma campanha para novos clientes em Portugal com o cartão de viagem grátis Я42. Trata-se de um cartão com pagamentos sem comissões em qualquer moeda, levantamentos gratuitos em caixas automáticas em todo o mundo e seguros de viagem por subscrições que o cliente pode ativar ou desativar, a partir do smartphone, mediante as suas necessidades. “Esta é uma campanha gratuita por tempo indeterminado para adesões até ao final do mês de maio”, diz o banco.

O Openbank está à conquista de mercado e por isso oferece uma conta sem comissões com uma rentabilidade de 2% e cartões grátis que permitem aos clientes fazer donativos a determinadas ONG’s, de cada vez que são utilizados.

Segundo o comunicado, “o Openbank oferece uma conta sem comissões e com uma rentabilidade de 2% nos primeiros 6 meses, até um máximo de 5.000 euros. Os titulares desta conta podem fazer transferências gratuitas para qualquer país da União Europeia (em euros), através do site ou da app do banco”.

“Os depósitos dos clientes portugueses do Openbank estão garantidos pelo Fundo de Garantia de Depósitos, que cobre poupanças e investimentos até 100.000 euros”, lê-se no comunicado.

Esta conta sem comissões está associada ao cartão de débito Я42 “que oferece cinco levantamentos em dinheiro por mês, sem qualquer custo nas caixas automáticas da zona euro, e levantamentos ilimitados nas mais de 40.000 caixas automáticas do Banco Santander em todo o mundo”, adianta a nota.

O cartão permite ainda “alargar o número de levantamentos em dinheiro sem qualquer custo em todo o mundo, uma taxa de câmbio sem comissões todos os dias da semana, um seguro de acidentes até 100.000 euros e um seguro de assistência em viagens com cobertura como despesas hospitalares, perda de voos de ligação, repatriação, roubo, atrasos na entrega de bagagem ou despesas legais”.

Todos os cartões do Openbank permitem utilizar sistemas de pagamento móvel como Apple Pay ou Openbank Pay, “através dos quais os clientes do banco podem realizar pagamentos a partir de qualquer telemóvel de forma imediata, fácil e segura”.

O Openbank fala ainda da sua plataforma tecnológica “ágil e intuitiva (site e app), a partir da qual o cliente pode classificar os seus gastos, armazenar de forma segura as suas palavras-chave e ter controlo total dos seus cartões por países, canais e dispositivos”.

Ezequiel Szafir, CEO do Openbank, afirma no comunicado que “apresentamos em Portugal a nossa proposta de banca digital baseada numa moderna plataforma de investimento para todos os perfis, assim como em produtos de poupança e em métodos de pagamento com vantagens diferenciadoras.”

O CEO do banco disse aos jornalistas que o “Openbank é o Tesla do grupo Santander”, metáfora para o facto de estar na vanguarda da mudança da indústria bancária.

O Openbank é o banco 100% digital do Grupo Santander, com mais de 1,2 milhões de clientes e 10 biliões de dólares em recursos para clientes.

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