[weglot_switcher]

Santos Populares. Autoridades arrancam com fiscalização a partir de amanhã e alertam para “fortes restrições” no fim de semana

Além de uma operação “Stop” na Avenida 24 de julho, as autoridades estarão atentas à dinâmica no “coração de Lisboa”, relembrando que o consumo de bebidas alcoólicas e os ajuntamentos estão proibidos.
8 Junho 2021, 15h49

A Polícia de Segurança Pública (PSP), a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e a Câmara Municipal de Lisboa reuniram-se esta tarde, em conferência de imprensa, para discutir as medidas para os Santos Populares em Lisboa.

Além de ressalvar a atual proibição do consumo de bebidas alcoólicas na via pública — uma restrição que já resultou no levantamento de 15 mil autos — o superintendente Domingos Antunes, frisou que vão haver “fortes restrições” a nível da circulação “no coração de Lisboa”, entre as 19h00 de dia 11, sábado, até às 02h00 ou 03h00 de dia 13, domingo. Essas restrições serão visíveis através de grades e fitas que servirão para condicionar e limitar a circulação “sempre numa lógica proporcional de acordo com a dinâmica das pessoas”, disse.

A acrescentar a estas restrições, o comissário da PSP alertou também para uma operação STOP “sobretudo na avenida 24 de julho”, na madrugada de sábado para domingo.

Durante os festejos dos Santos Populares em Lisboa, as autoridades apelam que se “evitem ajuntamentos” e anuncia que irá também controlar os horários dos estabelecimentos através da “fiscalização preventiva”. “Os fogareiros são proibidos na via pública”, alertou, acrescentando que “as pessoas não podem ficar na via pública após saírem do restaurante. É um ato de elementar cidadania”.

Embora as medidas tenham sido elaboradas a pensar nos Santos Populares, a PSP anunciou que vai haver um “forte dispositivo policial” nas ruas de Lisboa a partir de amanhã, quarta-feira, principalmente nos “eixos” conectados com as festividades — e passa pelo “Bairro Alto, o Cais do Sodré e a Avenida 24 de julho”, havendo, nesses locais, uma “limitação rodoviária e pedonal”.

“Apelamos a todos para que cada um só saia de casa para, naturalmente, fazer a sua vida e que regresse após o consumo de alguma refeição. Só devem sair para deslocações imprescindíveis”, frisou o responsável.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.