[weglot_switcher]

Saúde24: evite esperas e garanta isenção de taxas moderadoras

Se tiver algum tipo de sintomas, pode avaliar a sua situação clínica através da Saúde24, online ou por linha telefónica.
13 Novembro 2020, 08h30

É certo que o dever cívico de ficar em casa é uma medida que devemos respeitar, dado o contexto atual em que vivemos, mas não deve ser motivo para descurar a nossa saúde. Se tiver algum tipo de sintomas, pode avaliar a sua situação clínica através da Saúde24, um serviço disponibilizado pelo SNS, online e através de uma linha telefónica, para que possa esclarecer as suas dúvidas de saúde, de forma mais cómoda e evitando filas de espera. Descubra, neste artigo elaborado pelo ComparaJá.pt, os serviços clínicos que o SNS24 disponibiliza.

O que é a Saúde24?

A Saúde24 é um centro de contacto disponibilizado pelo Serviço Nacional de Saúde via telefone, através do número 808 24 24 24, e online, em sns24.gov.pt, cujo objetivo é ajudar o utente com as suas dúvidas de saúde, sem que este tenha de se deslocar ao hospital ou centro de saúde, evitando filas de espera e usufruindo de um serviço mais cómodo.

Este centro de contacto oferece um conjunto de serviços clínicos, prestados por profissionais de saúde, e não clínicos, para que possa resolver outros assuntos administrativos, estando disponível 24 horas, sete dias por semana.

Dado o contexto atual em que vivemos e mediante as orientações do governo para nos mantermos em casa tanto quanto possível, ter conhecimento da Saúde24 e dos seus serviços é importante para que saiba como agir caso necessite de aconselhamento médico, sem prejudicar a sua segurança e a dos outros.

Que serviços são disponibilizados pela Saúde24?

A Saúde24 disponibiliza diversos serviços clínicos, permitindo a avaliação e orientação dos cidadãos perante um problema de saúde não emergente. Se sentir que necessita de aconselhamento médico, pode ligar para a linha SNS24, através da qual é feita a triagem de acordo com a sua situação clínica e o devido aconselhamento e encaminhamento para o nível de cuidados adequado.

A Saúde24 disponibiliza os seguintes serviços clínicos:

  • Triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente;
  • Aconselhamento sobre medicação não sujeita a receita médica;
  • Informações clínicas e de saúde pública;
  • Aconselhamento psicológico para utentes e profissionais de saúde;
  • Referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC associada aos autotestes e testes rápidos (teste em farmácias, laboratórios e domicílio).

Atendimento prioritário nas urgências

Ao contactar a linha Saúde24 e após a triagem do seu estado clínico, o profissional de saúde que fez o atendimento pode recomendar que se dirija ao hospital ou ao centro de saúde. Caso seja referenciado pelo SNS24 para se dirigir aos serviços de urgência, tem direito a prioridade no atendimento, mediante o grau de prioridade que lhe for atribuído na triagem.

Para garantir o atendimento prioritário, tem de ter o registo com a sua origem impresso nas vinhetas de identificação, bem como uma pulseira que identifica a cor de prioridade da triagem.

Para além disso, se for referenciado pela Saúde24 para se dirigir ao hospital ou centro de saúde, também tem direito a isenção de taxas moderadoras. Para garantir que usufrui desta isenção, basta dizer que foi referenciado pela respetiva linha e tem dispensa de pagamentos das taxas e de eventuais atos complementares que sejam prescritos.

Quando ligar para o SNS24?

Deve ligar para o SNS24 sempre que estiver perante um problema de saúde não emergente. Através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o profissional de saúde que o atender será responsável por avaliar e orientá-lo sobre como proceder.

São considerados problemas de saúde não emergentes os seguintes exemplos:

  • Dor ligeira a moderada;
  • Tosse persistente;
  • Febre;
  • Náuseas ou vómito alimentar;
  • Diarreia;
  • Alteração da tensão arterial (sem outras queixas);
  • Choro persistente da criança;
  • Comichão ou alterações da pele.

Mediante o diagnóstico, o profissional de saúde também poderá indicar-lhe a toma de mediação não sujeita a receita médica que seja adequada para o seu caso, bem como encaminhá-lo para o serviço de urgências, se necessário.

Para além da triagem, aconselhamento e encaminhamento, a Saúde24 também ajuda se necessitar de referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC.

É também disponibilizado o serviço de aconselhamento psicológico por telefone, integrado na linha SNS24, cujo objetivo é dar apoio às preocupações e desafios psicológicos dos utentes e profissionais de saúde.

Cada vez mais se fala em saúde mental e na sua importância, principalmente devido à atual situação de pandemia de COVID-19 que motivou alterações profundas na vida das pessoas, no quotidiano familiar e do trabalho. Com o isolamento e afastamento social, muitas pessoas têm vindo a sofrer uma pressão psicológica, por vezes difícil de controlar, pelo que este serviço visa dar apoio em diversas situações, tais como:

  • Ansiedade aguda;
  • Fragilidade psicológica;
  • Agravamento da sua doença psicológica.

Pode ainda ligar para a Saúde24 se pretender obter informações clínicas e de saúde pública.

O que deve ter consigo quando ligar para o SNS24?

No momento do contacto com o SNS24 deve ter consigo os dados de identificação, tais como:

  • Número de utente SNS;
  • Nome;
  • Data de nascimento.

Se não for o próprio a contactar, deve estar junto do utente no momento da chamada e ter acesso aos dados de identificação do mesmo.

Avaliar sintomas online

Para além da linha SNS24, tem a possibilidade de avaliar os seus sintomas pela internet, através do centro de contacto online. Esta funcionalidade pode ser útil em alturas em que a linha telefónica estiver com longos períodos de espera para atendimento.

O “Avaliar Sintomas” permite que avalie o seu estado clínico e obtenha informações e conselhos adequados face a um problema de saúde não emergente, sem que seja necessário telefonar para a Saúde24.

Através desta hiperligação, pode avaliar os seus sintomas, indicando o que lhe está a causar maior incómodo e fazer uma descrição mais detalhada de tudo o que sente e que esteja relacionado com o principal sintoma que referiu. No fim, são-lhe apresentadas recomendações adequadas à situação que descreveu.

O “Avaliar Sintomas” não substitui uma consulta médica ou os cuidados de saúde de um profissional, nem é uma ferramenta de diagnóstico clínico. Caso tenha sintomas mais graves ou acentuados, ligue diretamente para a Saúde24 no sentido de obter aconselhamento adequado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.