Secretário de Estado do Mar pede concertação para desenvolver oceano

O governante salientou que quer a Madeira quer o país estão alinhados nos compromissos nacionais e internacionais ligados à área do mar e dos oceanos. A transformação dos transportes marítimos e a área da alimentação foram alguns dos desafios identificados por José Maria Costa.

O secretário de Estado para os assuntos marítimos, José Maria Costa, pediu um esforço de concertação social para o desenvolvimento do oceano.

“Temos de envolver todas as áreas neste objetivo desde a economia, empresas e a administração”, disse o governante durante a conferência “MPA das Ilhas Selvagens: Um catalisador para uma economia azul sustentável”, que se realizou no Funchal.

O governante pediu um trabalho conjunto de concertação social para atingir esse objetivo.

O secretário de Estado destacou o trabalho que tem sido feito em Portugal no que diz respeito à investigação ligada à área do mar e do oceano, e salientou a importância do país possuir um espaço de excelência e de experimentação de novas tecnologias.

“O mar e o oceano são um novo território”, referiu o governante.

O secretário de Estado sublinhou ainda o “extraordinário trabalho” da investigação e dos centros de pesquisa e desenvolvimento.

Entre as áreas que o governante considerou fundamentais desenvolver estiveram a transformação do transporte marítimo. “Cerca de 90% de todas as componentes de trading internacional são feitas através do oceano”, disse José Maria Costa.

Outro dos desafios passa pela capacidade de dar resposta na área alimentar, acrescentou o governante, que sublinhou que quer a Madeira, quer o país, estão alinhados nos compromissos internacionais e nacionais no que diz respeito às áreas do oceano e do mar.

Recomendadas

Câmara do Funchal distingue empresários da restauração e duas associações de táxis em comemoração do Dia Mundial do Turismo

Pedro Calado enalteceu “a qualidade e a excelência” dos serviços prestados pelo sector de táxis, sublinhando que estes profissionais são muitas vezes “os grandes embaixadores da Madeira” e os primeiros a terem o contacto direto com os turistas quando chegam à cidade .

Comercialização de banana na Madeira aumentou 17,3% face ao ano passado

Do número total de bananas comercializadas de janeiro a agosto deste ano, 84,7% foi expedida, tendo como principal destino o Continente. Este valor era de 84,0% em 2021.

Valor mediano de avaliação bancária de habitação na Madeira atingiu máximos em agosto

Em agosto deste ano, o valor mediano de avaliação bancária de habitação RAM ficou em 1.385 euros/m2, um aumento de 1% em relação ao mês anterior e de 11,3% face ao mesmo mês do ano anterior.
Comentários