[weglot_switcher]

Secretário de Estado dos EUA encontra-se com Boris Johnson para discutir poder económico da China

Mike Pompeo discutirá com Boris Johnson possíveis alternativas à Huawei na rede 5G, após o Reino Unido ter decidido excluir o equipamento da empresa chinesa da nova rede de telecomunicações.
  • DR Daniel Leal-Olivas/ REUTERS
21 Julho 2020, 10h30

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, vai encontrar-se, esta terça feira, 21 de julho, com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para discutir as formas de lidar com o crescente poder económico da China, apenas uma semana depois de o Reino Unido ter decidido excluir os equipamentos da Huawei da rede de telecomunicações 5G, segundo a “Reuters”.

Mike Pompeo discutirá com Boris Johnson possíveis alternativas à Huawei e também deverá encontrar-se com o ativista de Hong Kong, Nathan Law, e Chris Patten, que foi o último governador da região antes desta regressar ao controlo chinês em 1997.

O presidente Donald Trump elogiou a decisão do Reino Unido sobre a Huawei, embora também tenha assumido que teve um papel ativo em pressionar o governo britânico a fazer essa escolha. O presidente americano referiu-se ainda à China como “o principal rival geopolítico dos Estados Unidos do século XXI”.

“Congratulamo-nos com as notícias de que o Reino Unido proibirá novas compras de equipamentos 5G da Huawei e eliminará gradualmente os equipamentos existentes das suas redes de telecomunicações 5G”, apontou o departamento de Estado dos EUA num comunicado sobre a visita.

O departamento de Estado dos EU referiu ainda que “o Reino Unido tomou esta importante decisão de proteger os interesses de segurança nacional, assim como os países por todo o mundo estão a fazer”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.