[weglot_switcher]

SEF: Vistos gold para turcos aumentam com a crise política no país

No total já foram atribuídos 48 vistos gold a cidadãos turcos, mas a maioria deles foram concedidos entre o verão de 2016 e os dois primeiros meses do ano. Os turcos estão a recorrer mais ao investimento imobiliário em Portugal.
15 Março 2017, 07h50

O número de vistos gold atribuídos pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a cidadãos turcos sofreu um aumento exponencial desde que a crise política no país se agudizou. Ao todo foram concedidas mais autorizações para investimento entre janeiro e fevereiro (13) do que em 2016 (15).

A notícia foi avançada pelo “Diário de Notícias” esta quarta-feira e indica que o crescente interesse dos cidadãos da Turquia por Portugal se justifica com a situação política no país liderado por Erdogan, incluindo o referendo agendado para o próximo mês de abril. De acordo com o jornal, no total já foram atribuídos 48 vistos gold a cidadãos turcos por parte do SEF, sendo que 28 foram adjudicados desde o verão do ano passado e nos dois primeiros meses de 2017.

“Os turcos não só estão a pedir mais vistos gold como também estão a recorrer mais ao investimento imobiliário em Portugal puro e simples”, esclareceu ao DN Patrícia Viana, sócia da Abreu Advogados, que tem sido responsável pela organização de alguns pedidos de entrada no nosso país através das autorizações de residência para atividade de investimento.

A Turquia realizará um referendo no dia 16 de abril sobre a proposta de mudanças na Constituição do país, para que o sistema parlamentar atualmente em vigor seja substituído por um presidencialista. A data foi este sábado confirmada pela chefia do Comité Eleitoral turco. Segundo constitucionalistas, uma revisão ao documento facilitaria a consolidação do poder de Erdogan, retirando a Turquia da coluna democrática e convertendo-a numa ditadura. As alterações propostas têm como fim máximo transformar o sistema parlamentar modificado da Turquia num sistema presidencial, defende a agência “Bloomberg”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.