[weglot_switcher]

“Sem pinga de sangue”: Ex-diretora financeira do BES revela reação quando soube da dívida da ESI

Isabel Almeida afirmou que o valor do passivo da ESI foi transmitido por Ricardo Salgado numa reunião realizada em 9 de setembro de 2013. Ex-diretora financeira do BES revela ter ficado “absolutamente incrédula”.
  • BES Av Liberdade Lisboa
3 Abril 2017, 18h58

“Sem pinga de sangue” e achar que havia um erro. Foi esta a reação da ex-diretora financeira do BES, Isabel Almeida, quando teve conhecimento que faltavam 1,3 mil milhões de euros de dívidas da Espírito Santo Internacional (ESI) nas contas do grupo, segundo declarações prestadas pela mesma ao Tribunal, esta segunda-feira, noticia a Lusa.

Isabel Almeida afirmou que o valor do passivo da ESI foi transmitido por Ricardo Salgado numa reunião realizada em 9 de setembro de 2013 e que ficou “absolutamente incrédula” com a explicação do na altura contabilista Francisco Machado da Cruz, de que existiam emissões que não tinham sido registadas.

O ex-presidente do BES “disse que eventualmente podia ser um problema de consolidação” da ESCom (Espírito Santo Comercial) e foi referida a existência de ativos em Angola, investimentos que teriam valorizado e dos quais “nunca tinha ouvido falar”, bem como de “diversas operações do GES [Grupo Espírito Santo] realizadas no passado que tinham grande prejuízo”, disse Isabel Almeida.

A ex-diretora financeira indicou que considerou o discurso de Ricardo Salgado um “um bocadinho esquisito”, dado que não estaria a analisar contas consolidadas mas  dívida da ESI, o que era para si “uma situação totalmente nova” e que lhe causou “muita estranheza”.

A ex-diretora financeira do BES testemunha no julgamento, que decorre desde 6 de março no Tribunal da Concorrência, Regulação e Supervisão dos pedidos de impugnação das contraordenações aplicadas pelo Banco de Portugal (BdP) ao ex-presidente do BES, Ricardo Salgado e ao ex-administrador Amílcar Morais Pires.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.