[weglot_switcher]

Semana de “contenção de contactos”. Aulas retomadas a 10 de janeiro, anuncia Governo (com áudio)

Com as aulas a começar a 10 de janeiro, estes dias serão compensados com menos dois dias de férias no Carnaval e três na Páscoa.
25 Novembro 2021, 17h46

Portugal vai ter entre os dias 2 e 9 de janeiro uma “semana de contenção de contactos”, durante a qual o teletrabalho vai passar a ser obrigatório e as escolas, discotecas e bares vão estar encerrados.

Com esta pausa, a segundo período do ano letivo só recomeça no dia 10 de janeiro, anunciou esta quinta-feira António Costa em Conselho de Ministros, esclarecendo que a medida aplica-se a todos os graus de ensino, público e privado, e também aos ATL. As creches também encerrarão as suas portas. As universidades, que “têm um calendário próprio”, não incluem atividades neste período.

As aulas só recomeçam a 10 de janeiro, com esses dias a serem compensados nas férias de Carnaval (menos dois dias) e na Páscoa (menos três dias). Durante a primeira semana de 2022, bares e discotecas serão encerrados e o teletrabalho, sempre que possível, será obrigatório.

“[O Natal] é um período é de intenso contacto e convívio familiar” e, desta forma, refere Costa, “evita-se o cruzamento de pessoas de diferentes famílias”.

Sobre os apoios para os pais que terão de ficar em casa com os filhos, o primeiro-ministro realça que haverá uma avaliação por parte do Ministério do Trabalho, não estando ainda tomada a decisão.

“Se todos aderirmos como temos aderido temos conseguido controlar a pandemia”, insiste o primeiro-ministro. “Estamos todos cansados e saturados, mas pessoas sabem que para proteção da saúde, da vida e dos concidadãos todos temos de nos empenhar.”

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.