Sentimento económico na Alemanha deteriora-se em setembro

O declínio do sentimento económico está a afetar os quatro setores da economia, com as empresas a avaliarem os seus negócios atuais como claramente piores.

4 – Alemanha

O sentimento económico na Alemanha deteriorou-se consideravelmente em setembro, com o índice de clima empresarial do ifo a cair para o valor mais baixo desde maio de 2020, foi hoje anunciado.

Num comunicado hoje divulgado, o instituto alemão ifo afirma que o índice de clima empresarial caiu para 84,3 pontos em setembro, contra 88,6 pontos em agosto.

O declínio do sentimento económico está a afetar os quatro setores da economia, com as empresas a avaliarem os seus negócios atuais como claramente piores.

O pessimismo em relação aos próximos meses cresceu, tendo no comércio a retalho as expectativas caído para um valor mínimo.

A economia alemã está a entrar em recessão, considera o ifo.

Na indústria transformadora, o índice caiu em todos os setores, estando as empresas menos satisfeitas com os seus negócios atuais e definitivamente preocupadas com os próximos seis meses.

A última vez que as expectativas foram tão pessimistas foi em abril de 2020.

As encomendas caíram ainda mais que nos meses precedentes.

No setor dos serviços, o índice de clima empresarial recuou, com as avaliações da situação atual significativamente piores.

As empresas também esperam uma deterioração ainda mais acentuada nos próximos meses e a indústria hoteleira está a preparar-se para tempos particularmente difíceis.

No comércio, o clima empresarial voltou a piorar e pela primeira vez desde fevereiro de 2021, a situação empresarial está de novo em território negativo. As expectativas também pioraram.

O índice na construção enfraqueceu visivelmente, com as empresas menos satisfeitas com a sua situação atual e as expectativas mais pessimistas do que no mês anterior.

 

MC // JNM

Recomendadas

EUA incluem Irão, grupo Wagner e talibãs na lista negra de liberdade religiosa

O Governo dos Estados Unidos anunciou hoje a sua ‘lista negra’ de países e organizações que atentam contra a liberdade religiosa, nela incluindo Cuba, China, Irão, Rússia, o grupo Wagner e os talibãs, entre outros.

Crise/Energia: Desconto no ISP reduz-se em dezembro com queda dos preços dos combustíveis

O Ministério das Finanças anunciou hoje que em dezembro há uma redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina, tendo em conta a queda dos preços.

PremiumEmpresários pedem “velocidade” nos dossiers da economia e turismo

Confederações de empresários da indústria e de turismo agradecem aos secretários de Estado demissionários e esperam que os novos continuem o trabalho já realizado, concretizando planos anunciados.
Comentários