[weglot_switcher]

Ser espetador-intérprete é o desafio do Teatro Viriato no Dia Mundial do Teatro

A dupla Hampton e Etchells tem vindo a experimentar o chamado autoteatro. Em Viseu, o Teatro Viriato apresenta uma das suas criações, “Not to Scale” de 27 de março a 2 de abril. O repto está lançado. Espetadores, subam ao palco.
  • © Ant Hampton
24 Março 2022, 17h50

O Teatro Viriato, em Viseu, desafia o público a comparecer e participar em “Not to Scale”. O espetáculo de autoteatro criado por Tim Etchells e Ant Hampton tem a particularidade de transformar o espetador em intérprete e público, simultaneamente.

A data de arranque deste espetáculo, Dia Mundial do Teatro, é tudo menos inocente. E assim se prestará homenagem às artes de palco, a quem lhe dá vida, os atores, e também o público, que a alimenta. Uma viagem partilhada, na qual se usa lápis e papel, com uma banda sonora a servir de guia. Histórias, imagens e ideias vão aparecer e desaparecer num fluxo constante.

A narrativa quer-se cómica e inquietante, pulsando tensões entre criação e destruição, vida e morte, energia e entropia. Uma experiência que os autores, Hampton e Etchells têm vindo a desenvolver noutros trabalhos já realizados em conjunto, como “The Quiet Volume”, sobre a experiência de leitura numa biblioteca, e que também já apresentaram em Lisboa. “Not to Scale” é o terceiro trabalho da dupla depois de “The Quiet Volume” (2010) e “Lest We See Where We Are” (2014).

O artista e performer britânico de ascendência alemã Ant Hampton é conhecido pelo seu trabalho em torno do autoteatro, no qual explora estratégias para guiar pessoas (i.e., não atores) em palco sem ensaios prévios. Tim Etchells, diretor artístico da companhia Forced Entertainment e foi Artista na Cidade em 2014.

Em Viseu, o Teatro Viriato estreia a versão portuguesa deste espetáculo, que também será apresentado na Brotéria, em Lisboa, parceiro do Teatro do Bairro Alto.

 

Teatro Viriato, Estúdio de Dança

Cinco sessões de 53 min. | m/ 12 anos

Sábado e domingo 15h00 às 20h00; terça e quarta 19h00 às 20h00

lotação 8 pessoas por sessão

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.