[weglot_switcher]

Será a fortuna de Trump fruto de fraudes fiscais? ‘The New York Times’ anuncia investigação

Em defesa do presidente norte-americano, o advogado Charles J. Harder já veio a público afirmar que as acusações de “fraude e evasão fiscal são 100% falsas”.
3 Outubro 2018, 18h37

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, terá acumulado parte da sua fortuna com recurso a estratagemas fiscais, como criar falsas sociedades para ocultar dinheiro, de acordo com um artigo do “The New York Times”, publicado na terça-feira.

Aquando das alegadas fraudes fiscais, o principal beneficiário terá sido o empresário da construção civil Fred Trump, pai de Donald Trump. Mas terá sido o atual presidente dos EUA o “arquiteto” de alguns esquemas de fuga aos impostos e ocultação de dinheiro na década de 1990, com a cooperação dos seus irmãos, para tornar a herança da família “intocável”.

Segundo o jornal norte-americano, o departamento fiscal de Nova Iorque estará já a analisar os registos financeiros da família Trump. O porta-voz da instituição, James Gazzale, já admitiu que o fisco nova-iorquino estará a “rever as alegações incluídas no artigo do The New York Times”.

Uma das formas encontradas pelos irmãos Trump para ocultar a fortuna familiar assentou na criação de empresas “fantasma”. Na investigação do “The New York Times”, são citados a existência de mais de cem mil documentos fiscais e judiciais, correspondentes a várias décadas, que indicam um valor acumulado de 413 milhões de dólares (356 milhões de euros, ao câmbio atual) escondidos. Esse valor corresponderá à herança que Donald Trump e os seus irmãos receberam, após a morte de Fred Trump, em 1999.

Em defesa do presidente norte-americano, o advogado Charles J. Harder já veio a público afirmar que as acusações de “fraude e evasão fiscal são 100% falsas”.

Também da Casa Branca já houve uma reação. Ainda na terça-feira, a porta-voz da administração Trump, Sarah Sanders, disse que Donald Trump construiu o seu império a partir de um empréstimo de um milhão de dólares do seu pai.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.