[weglot_switcher]

Serviço de Saúde da Madeira acompanha suspeita de sarampo em adulto não vacinado

Autoridade de Saúde Regional, em articulação com a Direção Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, está a acompanhar a evolução da situação. Profissionais em contacto com a doente estão a ser monitorizados.
8 Agosto 2018, 15h32

O Serviço Regional de Saúde da Madeira (Sesaram) informou, esta quarta-feira, ter sido notificado de um caso provável de Sarampo na Região.

O caso está a ser acompanhado pelo Sesaram Serviço em articulação com a Direção Geral da Saúde e o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge. Trata-se de uma cidadã proveniente do Reino Unido, de 45 anos, não vacinada, que se encontra internada com um quadro clínico estável.

Segundo as autoridades de saúde regionais, todos os profissionais em contacto com a doente estão a ser acompanhados, designadamente com a vacinação e de acordo com as normativas em vigor.

O Sesaram alerta para o facto de o sarampo ser contagioso, “podendo provocar doença grave, principalmente em indivíduos não vacinados”.

Taxa de cobertura vacinal entre os 97% e os 99%
Na Região Autónoma da Madeira, informa o Sesaram, a cobertura vacinal em relação ao sarampo é muito elevada, situando-se entre os 97 e os 99% nas idades de referência.

A vacinação é a principal medida de prevenção do sarampo, é gratuita e administrada em todos os Centros de Saúde da Madeira, de acordo com o Plano Regional de Vacinação e o Plano Nacional de Eliminação do Sarampo, sendo a vacinação recomendada para as crianças dos 12 meses e aos 5 anos e para os adultos nascidos a partir de 1970, “sem história credível de sarampo”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.