[weglot_switcher]

‘Shark Tank’ em Famalicão

Cinco investidores estiveram de olhos postos em cinco projetos, na área têxtil, que procuram sucesso no mercado.
  • Foto cedida
25 Outubro 2016, 16h26

O Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) promoveu, na passada sexta-feira, uma iniciativa inspirada no célebre Shark Tank, em Vila Nova de Famalicão.

Na lista dos cinco ‘tubarões’ estavam a Portugal Ventures, a Invicta Angels, a Famagrow, o CITEVE – que organizou também o evento – e o empresário Eugénio Monteiro, ligado ao ramo dos plásticos.

Os cincos projetos, cujos promotores pediam entre 50 mil e 300 mil euros, estão todos em protótipo. Desse conjunto, três tiveram sucesso durante as quatro horas de reunião com os futuros ‘padrinhos’ de negócio: Caring4uostomy, de Sónia Ferreira, OralCool, de Eduardo Pinheiro e Moovex, de Renata Iwamizu.

Os dois projetos que não tiveram sorte com o financiamento foram o Amor&Cabana, que idealiza um guarda-sol adaptado às novas tecnologias, e Qifunny, o pijama de criança que pode ser simultaneamente uma história de encantar que os pais podem acionar utilizando o tablet ou smartphone.

Todos os jovens empreendedores que estiveram em Famalicão apresentaram projetos relacionados com o setor têxtil e com componente tecnológica, no âmbito do programa NETT – Novas Empresas Tecnológicas Têxteis.

A vencedora do prémio do CITEVE, que vai financiar a produção do adesivo desde a escala laboratorial até à fase industrial, foi a engenheira biomédica Sónia Ferreira. A Portugal Ventures e dois outros tubarões, que preferiram não ser identificados, querem também participar no negócio.

Além desse projeto, também o trabalho do jovem gestor Eduardo Ferreira, que desenvolveu um fio dentário que muda de cor conforme entra em contacto com cáries, será financiado pelo CITEVE, entre outros investidores que não optaram por não ser identificados.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.