[weglot_switcher]

Siemens impulsiona revolução digital na prevenção de poluição de rios no Reino Unido

O sistema, recorrendo a Inteligência Artificial, avalia o desempenho da rede de esgotos em tempo real e faz o prognóstico de problemas, como bloqueios na rede antes que estes aconteçam, permitindo à empresa adjudicante Yorkshire Water planear e utilizar os recursos mais apropriados para inspecionar e resolver os incidentes.
15 Fevereiro 2022, 19h19

A Yorkshire Water (YW), empresa responsável pelo tratamento de águas da zona de Yorkshire, Reino Unido, adjudicou à Siemens o projeto de redução de poluição e bloqueios na sua rede de esgotos.

“Neste âmbito, a Siemens implementará uma solução integrada de sensores, comunicação, análise e elaboração de relatórios, numa rede de dois mil transbordos de esgoto combinado e câmaras coletoras, que descarregam águas residuais quando o sistema está sobrecarregado”, explica um comunicado da Siemens.

O mesmo documento adianta que, “através do recurso a sensores inteligentes são recolhidos dados sobre os níveis de água, os quais são enviados para o sistema SIWA Blockage Predictor, que corre na plataforma MindSphere – o sistema operativo da Internet das Coisas (IoT) da Siemens”.

“O sistema, recorrendo a Inteligência Artificial (IA), avalia, em seguida, o desempenho da rede de esgotos em tempo real e faz o prognóstico de problemas, como bloqueios na rede antes que estes aconteçam, permitindo à YW planear e utilizar os recursos mais apropriados para inspecionar e resolver os incidentes. Esta solução inovadora desenvolvida pela Siemens, em parceria com a YW e a Universidade de Sheffield, foi recentemente galardoada pela Indústria da Água com o prémio de Projeto do Ano de Análise de Dados, Nuvem e IA nos ‘2021 Water Industry Awards'”, adianta o referido comunicado.

Os responsáveis da Siemens acrescentam que “a análise de 21.300 dias de dados efetuada pela Universidade, revelou que a IA é capaz de dar à YW até duas semanas de aviso prévio de problemas e identificar nove em cada dez potenciais incidentes – uma taxa de sucesso três vezes maior quando comparada com os atuais processos de previsão de poluição, que se baseiam em métodos estatísticos, ao mesmo tempo que reduz o número de alertas falsos positivos em 50%”.

Steve Hanslow, responsável pelo sector de águas da Siemens Digital Industries no Reino Unido, considera que “manter os esgotos livres de bloqueios e reduzir a poluição dos rios é uma questão abrangente e complexa, e a Siemens está satisfeita por poder ajudar o sector da água a vencer este desafio tecnológico”.

Por seu turno, Heather Sheffield, Diretora de Planeamento Operacional e Tecnologia da Yorkshire Water, entende que “reduzir as descargas intermitentes de transbordo de esgoto combinado é uma prioridade para nós, e a nossa parceria com a Siemens demonstra bem o compromisso da Yorkshire Water ao investir em tecnologia de ponta para reduzir em 50% os incidentes de poluição, um objetivo principal do nosso Plano de Redução de Incidentes de Poluição para 2020-2025”.

“O lançamento da solução para dois mil transbordos de esgoto combinado em todo o condado terá um papel significativo na redução do número de incidentes de poluição, os quais podem ter impactos negativos no ambiente, ao mesmo tempo que aumenta a nossa eficiência e nos permite dar valor acrescentado aos nossos clientes”, assinala esta responsável.

A Siemens recorda que “as empresas de água britânicas estão sob forte pressão do Governo e da Agência do Ambiente daquele país para reduzir a poluição da água proveniente da rede de esgotos, tendo assumido um compromisso de maior transparência e de dados abertos no que se refere a incidentes de transbordo de esgoto”.

“A Siemens está agora a colaborar com empresas de águas para apoiar as ambições da Water UK, a associação comercial do sector, no sentido de eliminar até 2050 a ocorrência de incidentes de poluição na rede de esgotos. A Siemens tem soluções customizadas para sistemas de abastecimento de água potável, tratamento de águas residuais e dessalinização, capazes de assegurar tanto uma elevada segurança de abastecimento, garantia de qualidade, como uma utilização responsável da água como recurso essencial para a vida”, destaca o comunicado em questão, sublinhando que, “em Portugal, a empresa tem já uma vasta experiência em projetos desta natureza, tendo participado em várias iniciativas de modernização, controlo e gestão otimizada de águas residuais e cheias, como é o caso da modernização da ETAR [Estação de Tratamento de Águas Residuais] de Beirolas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.