[weglot_switcher]

Silêncio, qualidade do ar e acessos definem o melhor distrito para viver em Portugal. Sabe qual é?

Perto de 15 mil portugueses escolherem o melhor distrito para se viver em Portugal. Viana do Castelo reuniu as preferências num inquérito que concluiu que colocou o Norte e o Alentejo em pólos opostos.
  • Fotografia retirada do site da CM Viana do Castelo
    Direitos Reservados
23 Janeiro 2019, 17h01

Viana do Castelo é o melhor distrito para se viver em Portugal, de acordo com os resultados de um inquérito online do portal imobiliário Imovirtual que reuniu os votos de quase 15 mil residentes em Portugal.

O distrito nortenho foi o primeiro classificado com um total de 4,02 pontos. As melhores avaliações foram para a qualidade do ar, classificada com 4,19, os acessos com 4,03 e o silêncio, um dos aspetos mais valorizados no inquérito, recebeu 3,96.

Nos restantes lugares do pódio, verifica-se que os seguintes distritos mereceram a preferência dos portugueses: Vila Real, com 4,01, Viseu, com 3,94, Leiria ligeiramente atrás com 3,89 pontos e Braga ocupa o quinto lugar com 3,87. No fim da tabela encontram-se distritos como Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).

Em comunicado, o portal imobiliário responsável pelo estudo conclui que “a região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior”. Ao nível da segurança, Lisboa, Porto e Setúbal obtiveram as piores notas.

O estudo avaliou os distritos entre abril e setembro de 2018, tendo como base 12 fatores que consideravam bastante significativos: Segurança, Silêncio, Transportes Públicos, Lojas e Restaurantes, Espaços de Lazer, Qualidade do ar, Estabelecimentos de Ensino, Limpeza, Espaços de Saúde, Custo de Vida, Acessos e Estacionamento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.