[weglot_switcher]

Síria: Turquia e Rússia preveem cessar-fogo antes do fim do ano

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Mevlut Cavusoglu, adiantou que o cessar-fogo pode ser implementado “a qualquer momento”.
  • Reuters
29 Dezembro 2016, 09h26

A Turquia e a Rússia estão a planear implementar um cessar-fogo em todo o território sírio antes do ano novo, afirmou esta quinta-feira o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, em declarações citadas pela agência France Press.

O cessar-fogo pode ser implementado “a qualquer momento”, esclareceu o ministro ao canal de televisão A Haber, um dia depois de a Turquia e a Rússia terem anunciado um acordo.

“Esperamos obter isso antes do ano novo”, disse. Na quarta-feira, a agência turca Analu anunciou que a Turquia e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo com Damasco e oposicionistas para todo o território sírio.

Caso a trégua seja respeitada, o regime de Bashar Al-Assad compromete-se a iniciar negociações com a oposição em Astana, no Cazaquistão, sob a mediação da Rússia e da Turquia. Segundo o acordo, as negociações contam com a presença de todas as forças da oposição a Damasco, exceto os grupos considerados terroristas.

Neste sentido, as organizações políticas curdas: PYD, Partido da União Democrática e as Unidades de Proteção do Povo, que combatem os extremistas do Estado Islâmico, no norte da Síria, podem ser excluídos das negociações por serem apontados como terroristas pelo governo de Ancara.

Na semana passada, a Rússia, o Irão e a Turquia anunciaram que estão disponíveis para mediar uma solução para o conflito sírio, isto depois de estes três países se terem encontrado em Moscovo para acordar quais os princípios que deverão nortear qualquer que seja a solução encontrada para a Síria. Entre esses princípios consta o de que as futuras negociações deverão ter lugar em Astana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.