[weglot_switcher]

Smartwatt realiza spin-off e lança Enlitia na área da Inteligência Artificial

A nova empresa surge do spin-off do negócio ‘Intelligence’ da Smartwatt, da área das energias. E pretende avançar nos mercados externos, onde já assumiu posições em diversos mercados.
27 Maio 2023, 11h30

A Smartwatt, há 15 anos no mercado dos serviços de energia, realizou o spin-off da área de negócio dedicada à Inteligência Artificial, criando assim a Enlitia – as duas empresas vão partilhar a mesma posição acionista maioritária do Grupo Bonera (antigo Bongás), original da região de Aveiro, com mais de 70 anos de história e que foi responsável, há anos, pelo lançamento, em 1977, da Vulcano.

A Smartwatt fica centrada nos processos de descarbonização e transição energética para a indústria e edifícios, oferecendo soluções de produção renovável, digitalização da energia e de eficiência energética; o volume de negócios em perspetiva será de 8 milhões de euros, partindo do patamar dos 5,7 milhões, disse o seu CEO, Jorge Borges de Araújo, em declarações ao JE.

Por seu turno, a Enlitia, apresenta um produto único baseado num ecossistema de algoritmos que promete revolucionar as energias solar e eólica; o foco da tecnológica é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios de 2022 e atingir uma dimensão de 6,9 milhões de euros em 2025, segundo disse ao JE o seu CEO, Tiago Santos.

Para a Smartwatt, a estratégia passa também por crescer em serviços e produtos relacionados com a digitalização, mantendo o propósito de garantir aos mais de 200 clientes (indústria, edifícios de serviços, espaços comerciais, hospitais, hotelaria, entre outros) uma redução eficiente e rentável do uso de energia. O volume de negócios da Smartwatt ficou próximo de 6,7 milhões de euros em 2022 (aqui estando incorporado ainda o milhão de euros do departamento que viria a resultar na Enlitia) e nos últimos dois anos cresceu uma média de 75% ao ano. A empresa conta atualmente com 22 colaboradores.

Para Jorge Borges de Araújo, a indústria da energia está a desenvolver-se rapidamente, assim como a inteligência artificial. Nesse contexto, “sentimos que havia duas realidades paralelas: o caminho para melhorar a eficiência energética, integração de sistemas digitais ou para introduzir fontes renováveis num processo, e o outro que cria mecanismos de previsão e otimização em tempo real para melhorar tomadas de decisão e aumentar a rentabilidade de grandes empresas produtoras de energia renovável”.

O spin off resulta precisamente da constatação desta realidade. Para Tiago Santos, esse é um passo essencial para “quebrar a desconfiança associada à IA e capitalizar o poder dos dados na mão da energia renovável.  O sector energético é um dos mais relevantes a nível global, e desde as pressões da sociedade até às pressões climáticas, fazem com que a produção de energia renovável, que depende de recursos naturais imprevisíveis, tenha de evoluir rapidamente e de forma eficiente para responder às necessidades energéticas atuais, com o mínimo de impacto no planeta”.

Em termos práticos, todos os clientes da Smartwatt Intelligence transitaram para a Enlitia, contando agora com mais recursos. A empresa, que tem 23 colaboradores em Portugal, Roménia e Ucrânia, pretende expandir para outros países: Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália. EDP, EDP Renováveis, Galp, Ventient Energy ou ERG fazem parte do seu portefólio de clientes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.