[weglot_switcher]

SNS integra a tempo inteiro 2.474 profissionais contratados no âmbito da Covid-19

O Governo sublinha que esta contratação permite cumprir vários compromissos assumidos no Orçamento do Estado para este ano e relembra que as equipas de saúde haviam já sido reforçadas no início do ano.
12 Maio 2021, 10h27

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) passará a integrar mais 2.474 profissionais de saúde, a maioria destes contratada no âmbito da pandemia de Covid-19. Em comunicado desta quarta-feira, o Governo sublinha que esta contratação “permite dar cumprimento a diversos compromissos assumidos na Lei do Orçamento de Estado para 2021”.

A nota informativa explicita que a resposta de cuidados de saúde primários passa agora a contar com mais 165 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica de radiologia, 630 enfermeiros, 465 assistentes técnicos e 110 assistentes operacionais.

Além destes, serão contratados 110 enfermeiros em saúde comunitária e saúde pública e 110 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica de saúde ambiental no âmbito da área de saúde pública, bem como 60 médicos para a formação especializada em medicina intensiva, 626 enfermeiros e 198 assistentes operacionais para esta área.

Realçando os contratos sem termo ou por termo indeterminado que sairão desta medida, o executivo relembra ainda que estas contratações “foram antecedidas, no início de 2021, da contratação de 30 profissionais para Equipas Comunitárias de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência e da contratação de 233 médicos recém-especialistas”.

“Este reforço será ainda acrescido da contratação dos médicos recém especialistas que venham a concluir a especialidade na primeira época de 2021 e de outras contratações diretas que venham a revelar-se necessárias”, conclui o comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.