[weglot_switcher]

Sogrape compra Quinta do Centro para reforçar posição no Alentejo

A Sogrape adquiriu esta propriedade de 21 hectares, 13 hectares de vinha plantada, na sub-região de Portalegre, ao jornalista de vinhos britânico Richard Mayson, por um valor não divulgado.
  • Sogrape
11 Setembro 2018, 13h11

A Sogrape anunciou a aquisição da Quinta do Centro, uma propriedade vitvinícola na sub-região de Portalegre, Alto Alentejo.

Segundo um comunicado da empresa, esta aquisição vem responder “à ambição de conquistar uma posição cada vez mais relevante no Alentejo”, acrescentando que os 13 hectares de vinha plantada na Quinta do Centro “prometem dar origem a grandes vinhos”.

“A ambição é produzir vinhos de grande qualidade que expressem o “terroir” único da Serra de São Mamede. Vinhas Velhas e plantadas em encostas de altitude dão o mote à entrada da Sogrape em Portalegre”, adianta o referido comunicado.

Não foram revelados os valores do negócio, mas a Sogrape revela que foi incluído no negócio uma adega com capacidade de vinificação de 100 mil quilos e um armazém subterrâneo, com capacidade de envelhecimento de 18 mil litros em barrica.

“Nesta região de reconhecida qualidade e diferenciação comprovada, a Sogrape acaba de adquirir a Richard Mayson, jornalista de vinhos britânico, uma das mais conceituadas propriedades da área. Localizada na “meia-encosta”, entre os 500-600 metros de altitude, a Quinta do Centro tem 21 hectares de área total, estando 10,5 ocupados por vinha plantada nos últimos 20 anos e 2,5 por vinha velha, com cerca de 70 anos de idade. Trincadeira, Aragonez, Alicante Bouschet, Grand Noir, Syrah, Viognier, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon constituem o encepamento atual”, esclarece o referido comunicado.

O mesmo documento sublinha concretizada esta aquisição, cabe agora à equipa de enologia da Sogrape “explorar as oportunidades desta sub-região que se revela cada vez mais atrativa ao consumidor português e internacional, e desta forma complementar o portefólio de vinhos da empresa produzidos no Alentejo, fortalecendo as suas credenciais enquanto produtor de referência”.

Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape é hoje um grupo que, nascendo no Douro, já produz vinho em várias regiões de Portugal (Sogrape Vinhos Portugal), assim como em Espanha (Bodegas LAN), Argentina (Finca Flichman), Chile (Viña Los Boldos) e Nova Zelândia (Framingham).

A Sogrape detém empresas de distribuição na Europa, América, África e Ásia, fazendo chegar os seus vinhos a mais de 120 países. A empresa é atualmente liderada pelo CEO Fernando da Cunha Guedes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.