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Sonae renova identidade corporativa “a pensar no futuro”

O grupo quer reforçar uma visão direcionada para opções que identificam a modernidade como uma visão estratégica.
17 Fevereiro 2022, 16h45

O grupo Sonae acaba de apresentar a sua nova identidade corporativa, consubstanciada numa nova imagem e na renovação dos valores que se tornaram tradicionais nas últimas décadas e que representam uma “evolução que surge da reflexão sobre o futuro da Sonae e do mundo em rápida transformação, nas dimensões económica, tecnológica, social e ambiental”.

Em comunicado, o grupo revela que “renova valores e identidade, para cumprir o propósito de ‘criar hoje um amanhã melhor, para todos’” a nova frase identificativa da corporação, que na tradução inglesa passa a ser ‘shaping tomorrow, today’.

A Sonae assume assim a evolução do grupo registada nos últimos anos, que inclui o investimento no desenvolvimento dos negócios, orgânico e através de aquisições, e a monetização do valor criado em alguns ativos, o que contribuiu para o crescimento recente da Sonae”. Enquanto holding gestora de um portefólio diverso de negócios, a Sonae “assume cada vez mais um papel de orientação, de desafio e impulsionador da criação de valor assente no impacto positivo para os negócios, pessoas, comunidades e planeta”.

Para acompanhar a evolução do mundo e do grupo, a Sonae renovou a sua identidade e os valores que orientam a sua forma de estar. “Tudo o que fazemos tem por base os nossos valores. São o nosso legado e os princípios que nos orientam para o futuro. Definem a forma como trabalhamos e a nossa cultura. Uma cultura que se adapta e evolui, sem nunca perder os pilares que a distinguem”, afirma Cláudia Azevedo, CEO do grupo, citada pelo comunicado.

‘Lideramos com impacto’, ‘conduzimos o amanhã’, ‘avançamos juntos’, ‘descomplicamos desafios’ e ‘fazemos o que está certo’, são as novas máximas – que, ao invés de tornarem obsoleto o ‘velho’ roteiro do ‘homem Sonae’, tão caro a Belmiro de Azevedo, lhe conferem uma roupagem reciclada e moderna.

“Nos últimos anos, os negócios da Sonae reforçaram as suas posições de liderança, beneficiando das propostas de valor distintivas reconhecidas pelos clientes e parceiros, bem como do investimento em oportunidades de crescimento, tanto orgânicas como por aquisições. Do retalho às telecomunicações, passando pelos centros comerciais, tecnologias e gestão de investimentos, o grupo desenvolveu a sua presença em Portugal e no exterior, o que lhe permitiu crescer e aproximar-se dos 7 mil milhões de euros de volume de negócios consolidado nos últimos 12 meses findos em setembro”.

As unidades de negócio da Sonae evoluíram nas suas identidades. Cada área de negócio assume uma nova identidade endossada pela marca Sonae. “O retalho alimentar passa a designar-se MC a unidade de centros comerciais assume o nome Sierra, os serviços financeiros passam a ser Universo, a unidade de moda é agora Zeitreel e a unidade de gestão de investimentos em tecnologia muda para Bright Pixel. A área de retalho de eletrónica mantém a designação Worten. Os logótipos ficam completos com um novo símbolo, dois elos entrelaçados que representam a união de todo o grupo a um propósito comum”.

Para o grupo nortenho, “o novo logótipo reflete a visão de propósito da Sonae e aquilo que a torna única: o equilíbrio entre a tecnologia, o método e o rigor (expresso nos traços vetoriais), com o toque humano, a criatividade e o talento (visível nos traços manuais). A nova identidade visual da Sonae materializa a humanização da marca e o seu dinamismo, através das mutações de forma e cor”.

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