[weglot_switcher]

Sondagem dá empate técnico entre PS e PSD nas próximas legislativas

Se as eleições fossem hoje, votos nos três partidos da “geringonça” cairiam 4,1 pontos percentuais, face ao estudo feito pela Aximage em novembro, ficando abaixo do limiar de 50%.
  • ANTÓNIO COTRIM/LUSA
18 Dezembro 2021, 11h25

Uma sondagem feita pela Aximage para o grupo Global Media – Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF – indica um empate técnico entre PS e PSD, se as próximas eleições legislativas se realizassem hoje.

Se as eleições legislativas se realizassem hoje, o PS obteria 35,4% dos votos, segundo a sondagem, ficando 2,2 pontos percentuais à frente do PSD.

Esta diferença de 2,2 pontos percentuais entre os dois partidos é inferior à margem de erro da sondagem, que é de 3,44%.

Além disso, as intenções de voto nos três partidos de esquerda que formaram a base de apoio do governo desde 2015 – PS, BE e CDU – desceram abaixo dos 50%, caindo 4,1 pontos percentuais face ao anterior estudo da Aximage, feito em novembro.

Isto acontece mesmo com a subida de 0,5 pontos percentuais da CDU, liderada por Jerónimo de Sousa, que viu a proporção de intenções de voto crescer para 5,1%.

As intenções de voto no PS, liderado por António Costa, caíram 3,1 pontos percentuais, enquanto no Bloco de Esquerda (BE) a erosão foi mais significativa, de 1,5 pontos percentuais.

Comparando com o anterior estudo de novembro, regista-se o crescimento do PSD, liderado por Rui Rio, com as intenções de voto a aumentarem 8,8 pontos percentuais, para 33,2%.

O trabalho de campo para este estudo decorreu entre os dias 9 e 13 de dezembro de 2021, com 810 entrevistas feitas, já depois da vitória de Rui Rio nas diretas do PSD, confirmada a 27 de novembro.

Ainda assim, mais de metade dos inquiridos (53%) acreditava que o vencedor das eleições seria o PS, ainda que com maioria relativa, porque mais de dois terços (68%) dos inquiridos não acreditam que seja possível uma maioria absoluta.

Tal como com o BE, as intenções de voto no Chega, liderado por André Ventura, caíram 1,5 pontos percentuais, para 6,2%, enquanto na Iniciativa Liberal, liderada por João Cotrim de Figueiredo, a quebra foi de um ponto percentual, para 3,7%.

Finalmente, o estudo aponta para uma descida de 0,3 pontos percentuais das intenções de voto no PAN, para 2,5%, e de 0,7 pontos percentuais no CDS-PP, para 1,3%.

As próximas eleições legislativas realizam-se a 30 de janeiro de 2022.

Foram convocadas em novembro, depois de o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ter aprovado a dissolução da Assembleia da República, após a rejeição da proposta de orçamento do Estado (OE) para 2022.

O OE para 2022 foi chumbado na votação na generalidade, em 27 de outubro, com votos contra de PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Chega e Iniciativa Liberal. Teve votos a favor apenas da bancada do PS e abstenções do PAN e das deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.