PremiumSondagem final: Costa e Rio separados por dez pontos

Recuperação do PSD deixa socialistas abaixo dos dez pontos de vantagem. Bloco de Esquerda e PAN crescem, enquanto CDU e CDS estão em queda.

O PS vai vencer as legislativas deste domingo, segundo uma sondagem realizada pela Aximage para o Jornal Económico, que atribui aos socialistas 36,5% das intenções de voto, devendo eleger entre 101 e 104 deputados, o que lhe permitirá governar com maioria na Assembleia da República com apenas um dos seus atuais parceiros de governação, pois atingiria a fasquia dos 116 mandatos tanto com o Bloco de Esquerda (que terá 25 a 26 deputados) como com os comunistas e verdes da CDU, que garantirão 14 mandatos segundo a sondagem.

Também se confirma a aproximação do PSD à medida que se aproxima o dia das eleições, com os sociais-democratas a atingirem 26,8%, registando a maior subida da semana (1,6 pontos, enquanto o PS desceu 0,9), o que contribuiu para afastar um cenário de maioria absoluta. A projeção da Aximage aponta para um grupo parlamentar entre 71 e 74 deputados, número distante dos 84 da anterior legislatura, mas melhor do que o descalabro que chegou a ser temido no partido. No início de setembro o PS chegou a ter 17,8 pontos percentuais de vantagem sobre o PSD (38,4% contra 20,6%), mas o último estudo da Aximage antes das eleições, com 2171 entrevistas por telefone e internet realizadas entre 26 de setembro e 2 de outubro, mostra os dois mais votados separados por apenas 9,7 pontos.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

PremiumUm carro que tem tudo

Um Skoda com tração total e a diesel!

Premium‘Chef’ australiano Justin Jennings faz ‘fine dining’ com canguru e crocodilo

Austrália fica a mais de 18 mil quilómetros de Portugal, mas sabia que pode experimentar, em Lisboa, crocodilo e canguru numa experiência fine dining?

PremiumHomenagem ao “perfecionista” que despertou multidões para a música

Não é preciso ser astronauta para Entrar em órbita. É uma questão de nos distrairmos, alhearmos da realidade, para… lá está, ficar em órbita.
Comentários