[weglot_switcher]

SONICA EKRANO – Cinema Documental e as Músicas das Margens aterra no Barreiro

Segunda edição do SONICA EKRANO apresenta uma estreia mundial e vários filmes pela primeira vez em Portugal. De 21 a 29 de outubro, o Barreiro vai ser um laboratório experimental.
  • Anonymous Club
13 Outubro 2022, 16h47

Talvez fosse mais correto dizer que o festival descola no Barreiro e chega à Lua, metáfora para falar em experimentalismo, seja ele ao nível musical, seja ao nível cinematográfico. Até porque quem está por detrás deste evento é a OUT.RA – Associação Cultural, reconhecida enquanto organizadora do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro, que há dias completou a sua 18ª edição.

Explorar e experimentar estão, pois, no ADN do festival SONICA EKRANO, cuja 2ª edição decorre de 21 a 29 de outubro, no Barreiro. E o que se pode esperar nesta segunda “descolagem”? Segundo a organização, 15 filmes, metade dos quais são estreia em território nacional. Do lado português, destaque para a estreia mundial de “Na Corda Bamba”, novo filme do realizador Luís Fernandes, que retrata a comunidade de música experimental em Portugal.

A música é, aliás, tema transversal a todos os documentários. Razão pela qual o programa apresenta filmes que retratam artistas como Lydia Lunch, Fela Kuti, Poly Styrene, Tangerine Dream ou Telectu, entre outros. E ainda “Universe”, documentário que aborda uma série de composições escritas por Wayne Shorter para o lendário MileDavis, que esperaram décadas para estrear.

Pormenor que não será de somenos importância é todo o significado que o nome do festival encerra: SONICA EKRANO é esperanto que, em português, significa “Tela de Som”. Porquê? Porque quer reflectir a música e o cinema enquanto “linguagens universais”. E como se pode depreender pela ambição inscrita na designação “Cinema Documental e as Músicas das Margens”, as franjas são a essência do seu conceito.

Ou seja, por aqui a ideia é dar visibilidade a músicos, músicas e movimentos nas margens da massificação e da popularidade. Ser ponto de encontro de propostas cinematográficas e musicais que, por essas mesmas idiossincrasias, são de acesso mais limitado, mesmo na era das plataformas digitais.

O festival é uma realização da OUT.RA – Associação Cultural, com o apoio do Município do Barreiro e vai ocupar vários espaços, como a Castello Lopes do Fórum Barreiro, o Cineclube local, a Biblioteca Municipal e o Auditório Municipal Augusto Cabrita. Os bilhetes custam 2,50 euros e existe a modalidade de passe, em número limitado, no valor de 10 euros, que dá acesso a todos os filmes.

Para saber mais, consulte aqui a programação e acompanhe o festival nas redes sociais em facebook.com/sonicaekrano e instagram.com/sonicaekrano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.