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SUV já representam 25% do mercado europeu

De entre os 15 milhões de automóveis vendidos na Europa, 25% eram SUV. Este segmento cresceu 22% em 2016 e não mostra sinais de querer abrandar.
25 Março 2017, 11h30

O segmento dos SUV não para de crescer. Em 2016, as vendas combinadas deste tipo de modelos beneficiou do aumento de vendas registado no mercado europeu, conseguindo um aumento de 22% nas vendas e aproximando-se dos 3,8 milhões de unidades comercializadas. Em comparação, a totalidade do mercado do Velho Continente cresceu no ano passado “apenas” 6,5%, para os 15 milhões de unidades. Este crescimento fez com que os SUV valessem em 2016 25% do mercado, um aumento de 4% face à quota de 21% que detinham no final de 2015, segundo dados revelados pela JATO Dynamics.

Ao mesmo tempo que os SUV vão roubando vendas a outros modelos, especialmente aos monovolumes, a chegada de novos produtos a este segmento, como os novos Ford Galaxy e S-Max, ajudaram a que as vendas tenham crescido em um terço, ultrapassando a fasquia das 200 mil unidades. A chegada do novo Renault Scénic pode ter o mesmo efeito no que diz respeito aos monovolumes compactos, cujas vendas desceram 6,6% no ano passado.

O novo Renault Captur estreou-se em Genebra e cometirá no segmento B-SUV, o que está em maior ebulição.

Ainda de acordo com os dados da JATO Dynamics, o segmento dos SUV compactos contabilizou em 2016 um total de 1,26 milhões de unidades comercializadas, roubando vendas aos modelos tradicionais do segmento B, como o Renault Clio ou o VW Polo. Igual cenário se passa entre os SUV médios, que registaram um crescimento de 21% para as 1,45 milhões de unidades, ao passo que modelos como o VW Golf perderam terreno nas vendas. Também nos modelos de maior porte se registaram aumentos nas vendas, com as dos SUV premium a crescerem 22% para as 271.014 unidades. Por outro lado, as vendas dos SUV de marcas de volume desceram 12%, não indo além das 70.473 unidades, o que faz deste o único segmento SUV a ver as vendas declinares, como revelam os dados da JATO.

Luca de Meo, CEO da Seat, já havia dito que a adição de um SUV ao portefólio de uma marca europeia poderá ser um fator de mudança, aquando do lançamento do Ateca. Talvez por isso a marca espanhola vá lançar este ano o mais pequeno Arona e, em 2018, um novo modelo para este segmento, que poderá receber o nome de Formentor.

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