[weglot_switcher]

Sword Health e Universidade de Aveiro vão cooperar na investigação e empreendedorismo (com áudio)

O unicórnio e a universidade anunciaram esta terça-feira um protocolo de cooperação com o objetivo de promover talento, projetos empreendedores e investigação científica na área de engenharia e saúde.
22 Fevereiro 2022, 10h41

A Universidade de Aveiro e a Sword Health, startup portuguesa que criou a primeira solução digital para o tratamento de patologias músculo-esquelética, anunciaram esta terça-feira, um protocolo de cooperação nas áreas do talento, empreendedorismo e investigação científica na área de engenharia e saúde.

A parceria prevê um apoio no valor de 280 mil euros nos próximos três anos e no seu âmbito vão ser promovidas várias iniciativas.

Laboratórios de ensino, ações de apoio à I&D como estágios e/ou bolsas de estudo, aquisição de equipamento e financiamento de protótipos são algumas dessas iniciativas, bem como a criação de uma cátedra na área da Inteligência Artificial e da Ciência de Dados ou Ciências da Reabilitação.

“Com esta colaboração, haverá ainda uma aposta conjunta na área do empreendedorismo, que irá refletir-se no financiamento de provas de conceito e em concursos de ideias”, adianta a startup.

A cooperação vai ainda permitir a promoção de projetos de I&D aplicada para que o unicórnio português continue a beneficiar do know-how da instituição de ensino superior no seu crescimento e implementação no mercado internacional.

A Sword Health começou a germinar na UA Incubator, a incubadora de empresas da Universidade de Aveiro. A empresa quer acelerar o tratamento das patologias músculo-esqueléticas através do desenvolvimento de novas terapias digitais, desde a prevenção até à reabilitação pós-cirurgia. Estas patologias representam grande custo de saúde a nível mundial e são uma das principais causas de dor crónica e incapacidade.

De referir que a Sword Health fechou recentemente uma ronda de financiamento no valor de 189 milhões de dólares, que colocou a valorização da startup portuguesa nos 2 mil milhões de dólares, o que faz dela a startup que mais rapidamente chegou ao estatuto de unicórnio. A empresa está a contratar cerca de 150 profissionais nas áreas de engenharia e produto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.