[weglot_switcher]

Taxa de natalidade do Japão em queda pelo sétimo mês consecutivo

Segundo informa o o ministério da Saúde japonês a taxa de natalidade do país atinge um novo valor recorde mínimo. O país tem uma média de filhos por mulher de 1,2565, valor que fica abaixo do considerado necessário para manter a população estável, que se situa nos 2,07.
  • 7 – Tóquio
2 Junho 2023, 16h15

A taxa de natalidade do Japão caiu pelo sétimo mês consecutivo em 2022, atingindo um valor recorde, segundo informa o ministério da Saúde japonês. No ano passado o número de recém-nascidos no Japão caiu 5% para 770.747 no ano passado.

O número médio de filhos de uma mulher situa-se nos 1,2565, um valor que apresenta uma diminuição face ao registado em 2005, que era de 1,2601. Ambos os valores ficam muito abaixo da taxa de 2,07, considerada necessária para manter a população estável.

O primeiro ministro Fumio Kishida fez do problema da taxa de natalidade uma prioridade máxima no seu governo, planeando destinar 25 mil milhões de dólares por ano para cuidados infantis e outras medidas para apoiar os pais.

“A população jovem começa a diminuir drasticamente na década de 2030. O período até lá é a nossa última hipótese de reverter esta tendência e aumentar os nascimentos”, afirmou o primeiro ministro.

A pandemia veio aumentar os desafios demográficos vividos no Japão, uma vez que contribuiu para mais mortes, tendo o número em 2022 disparado para cerca de 1,57 milhões de mortos, e menos casamentos e nascimentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.